quarta-feira, dezembro 22, 2010

segunda-feira, dezembro 20, 2010

"... ENTÃO É NATAL..."

"Então bom Natal, e um ano novo também. Que seja feliz quem, souber o que é o bem"

Na sexta, 17 de dezembro, a Casa Pequeno Davi encerrou as atividades de 2010 com a apresentação do Auto de Natal com as crianças e adolescentes das oficinas da instituição e com crianças e jovens da comunidade e voluntárias. Depois de algumas semanas de ensaio, preparação do figurino, conversas entre educadoras, crianças e adolescentes, o resultado não poderia ter sido melhor e mais bonito. Toda a comunidade educativa se fez presente para prestigiar e se confraternizar no último dia de atividades. Além do Auto de Natal, o público assistiu a apresentação da Lapinha, encenada por meninos e meninas da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, do Varadouro, apresentação da Flauta, da Dança Contemporânea e do Coral Canto Pequeno.

Lapinha da Comunidade do Varadouro

A Oficina de Flauta em uma belíssima apresentação que encantou a todos(as), especialmente aos familiares.

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Joelma Oliveira

Café da manhã reune lideranças da área da saúde na comunidade do Roger

Na última sexta (17) a Casa Pequeno Davi reuniu, em uma grande atividade de integração, lideranças, autoridades executivas e legislativas, atores chaves da saúde e conselheiros municipais de saúde, para um café da manhã.

A atividade teve como um de seus objetivos mostrar que todos, independente do espaço são responsáveis pelas ações de melhoria da população em geral e que é preciso unir forças para que suas lutas sejam fortalecidas. Para o articulador político da Casa Pequeno Davi, Mirley Jonnes, ficou claro que por mais diverso que seja o público, com responsabilidades e prerrogativas distintas todos possuem um objetivo comum.

Dona Juraci, liderança da comunidade do Roger, no momento da apresentação

Entre os convidados para o momento estavam o coordenador do Orçamento Democrático de João Pessoa Tibério Limeira; o Presidente do Conselho Municipal de Saúde Jailson Vilberto; Agentes de saúde,lideranças comunitárias, Juracy Mesquita; representantes do Vereador Pedro Alberto Coutinho e da vereadora Sandra Marrocos.
Como estratégia de fortalecimento da visibilidade das pessoas que compõem as comissões foram convidados todos os participantes das duas comissões, para que se apresentassem e pudessem ser reconhecidos pelos demais atores e atrizes presentes.
“Em nossa última grande atividade deste ano, contamos com a participação de mais de cinquenta pessoas, dentre estas Hildevânio Macedo da Associação Concern Universal Brasil (ACUB), e da Coordenação da Casa Pequeno Davi Dimas e Cláudia. Destacamos, também, a participação do conselheiro Jean Klaud que representa no Conselho Municipal de Saúde (CMS) os usuários e usuárias com deficiência física”, disse Mirley, acrescentando que a adesão do grupo convidado renova as esperanças para 2011.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

quinta-feira, dezembro 16, 2010

Dia de lançamentos mobilizou a comunidade do Roger

Crianças, adolescentes, educadores/as, familiares e a comunidade em geral prestigiaram nodia 15 de dezembro os lançamentos do livreto "Era uma vez", Volume I, pelo Projeto Polo de Leitura - Leitura na Rede apoiado pelo Instituto C&A e "Memórias e histórias de Convivência Integral" é resultado do Projeto Educação (Con) Vivência Integral com apoio do Fundo Juntos pela Educação (Instituto Arcor Brasil, Fundação Vitae e Instituto C&A).

Foi um momento de culminância do resultado de dois projetos que estimularam, em 2010, a participação, o gosto pela leitura e escrita nos ambientes das escolas e das instituições parceiras.

As pequenas autoras folheiam resultado de seu primeiro trabalho.

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Joelma Oliveira

segunda-feira, dezembro 13, 2010

Integração e momento de discutir ações para o próximo ano

As comissões de lideranças acompanhadas pela Casa Pequeno Davi, através dos projetos em parceria com a Concern Universal, se encontraram numa atividade de integração, no dia 10 de dezembro, visando o estabelecimento de estratégias comuns para favorecer a conquista da sustentabilidade das ações de incidência política no bairro do Roger, após o encerramento dos projetos que apóiam as comunidades (UE - Roger, UKAID – Asa Branca). A atividade aconteceu em Carapibus, no município do Conde - PB.
Primeiramente foi realizado um esclarecimento dos prazos de execução dos projetos, para mostrar até quando haverá o suporte técnico-financeiro dos projetos AID (2011) e CSCF (2012). Com o objetivo de mostrar a necessidade de estratégias sólidas que garantam que após o encerramento dos projetos as comunidades, e o bairro como todo, conseguirão continuar pautando junto aos detentores do poder suas necessidades e tê-las resolvidas em tempo hábil.
Encaminhamentos
Até Junho de 2011 os grupos mobilizarão toda a comunidade para que ela participe na legitimação dos conselheiros; que serão realizadas assembléias populares para instituição do conselho; a Casa Pequeno Davi através dos projetos dará todo suporte necessário para a criação do conselho, bem como disponibilizará espaço para os encontros do Conselho. O Encontro terminou com um momento de confraternização para de renovação das forças e estreitamento dos laços entre as lideranças das duas comissões, com o objetivo de que em 2011 possamos contabilizar maiores e melhores resultados, que contribuam para a melhoria da qualidade de vida no bairro do Roger.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

O fim de ano da Casa Pequeno Davi

O fim de ano da Casa Pequeno Davi está repleto de atividades que envolvem música, dança, arte, educação, esporte, criança, adolescente, pai, mãe, vizinho, amigos. Sintam-se todos convidados e acolhidos para as atividades que se seguem:
Dia 13 de dezembro será realizada a Corrida "Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil". As inscrições podem ser feitas até o momento do evento com o educador Assis. A corrida ocorrerá às 15 horas. Os participantes terão direito à camiseta, lanche e medalhas conforme as categorias (1º, 2º e 3º lugares).
Dia 15 de dezembro: Lançamento das cartilhas “Era uma vez”, do Projeto Leitura na Rede e “Memórias e Histórias”, do Projeto Educação Convivência Integral. Um momento para celebrar a aprendizagem! Ainda no dia 15, o II Festival de Vôlei de Dupla da Casa Pequeno Davi, a partir das 15 horas.
Dia 17 de dezembro: o Auto de Natal com a participação das Oficinas de Sapateado, Dança Contemporânea, Flauta, Coral, Música, Dança de Rua, apresentação da Lapinha e outras atrações.
Emilayne Souto

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

Projetos Leitura na rede e Convivência integral lançam cartilhas nesta quarta

Na próxima quarta (15), às 13h30, a comunidade do Roger/Varadouro vai prestigiar o lançamento de duas publicações elaboradas com as crianças, adolescentes e educadores(as) envolvidos nos Projetos Educação (con) Vivência Integral e Polo de Leitura -Leitura na Rede.
Juntos os projetos devolvem aos públicos participantes e à comunidade em geral o que foi produzido em ambas as ações. O livreto "Era uma vez", Volume I será apresentado pelo Projeto Polo de Leitura - Leitura na Rede apoiado pelo Instituto C&A.
"Memórias e histórias de Convivência Integral" é resultado do Projeto Educação (Con) Vivência Integral com apoio do Fundo Juntos pela Educação (Instituto Arcor Brasil, Fundação Vitae e Instituto C&A). Todos e todas estão especialmente convidados para celebrar esse momento especial.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

sexta-feira, dezembro 10, 2010

II Festival de Vôlei

O II Festival de Vôlei de Dupla da Casa Pequeno Davi tem como objetivo promover a integração entre adolescentes e educadores através da prática do esporte. As melhores duplas serão premiadas com medalhas. A faixa etária recomendada para adolescentes é a partir dos 13 anos de idade.
"É uma forma de integrar e exercitar a prática de algo saudável", explica o educador Assis.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

terça-feira, dezembro 07, 2010

Por uma infância e adolescência sem racismo

Nesta terça (07), o UNICEF lança na Paraíba a campanha nacional “Por uma infância e adolescência sem racismo – Valorizar as diferenças na infância é cultivar igualdades" com o objetivo de alertar a sociedade sobre o impacto do racismo na vida de milhões de crianças e adolescentes brasileiros e promover iniciativas de redução das disparidades, aumentando a valorização da diversidade étnico-racial. O evento acontece às 10 horas, no Auditório da Procuradoria Geral de Justiça-PB.
A iniciativa visa promover uma ampla mobilização social que ajude a eliminar atitudes discriminatórias e colabore para a afirmação das identidades das crianças e dos adolescentes indígenas, negras, ciganas, brancas, com deficiências e outras.
O lançamento é um ato simbólico para que as estratégias de mobilização sejam desenvolvidas de forma articulada ao longo de 2011 pelo UNICEF e parceiros. contempla lançamentos Estaduais e, na seqüência, um conjunto de ações articuladas ao longo do ano 2011 pelo UNICEF e parceiros.
Os parceiros da Campanha na PB
As seguintes instituições governamentais já formalizaram parceria: Governo da Paraíba: SEDH; ASPPAH /FIPPIR ou e FOPPIR; Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres; Ministério Público; Tribunal de Justiça/Coordenação da Infância e Juventude; Assembléia Legislativa/Divisão de Cidadania; UFPB/PRAC/Escola que Protege (EqP) e FEPETI; CEDCA; Fórum DCA-PB; Fórum de Educação e Diversidade; Fórum Estadual de Educação; Fórum Estadual de Educação e Diversidade Etnicorracial;
Não governamentais: Amazona; Bamidelê-Organização de mulheres Negras da Paraíba; Casa Pequeno Davi; Rede Margaridas Pro-Crianças e Adolescentes da Paraíba (REMAR), Fundação Direitos Humanos Margarida Alves; Grupo de Mulheres de Terreiro Iyálodê; Capoeira Angola Palamares; Capoeira Guardiões de Angola; Rede de Mulheres de Terreiro; Cunhã Coletivo Feminista; Associação dos Portadores de Anemia Falciforme. /Abraço-PB/FENAFAL; Apôitchá, Concern Universal; Correio da Paraíba, Diários Associados (TV Clube e Clube FM).
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

segunda-feira, dezembro 06, 2010

Oficinas da Casa Pequeno Davi se apresentam em eventos locais

As oficinas de dança e flauta e o coral Canto Pequeno da Casa Pequeno Davi se apresentam em eventos da cidade nos próximos dias.
Os grupos de dança e flauta vão se apresentar no dia 09 de dezembro de 2010 em evento promovido pela Secretaria Municipal de Turismo no Ponto de Cem Réis, às 17 horas, atividade realizada pelo combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
No dia 12 de dezembro de 2010 o coral Canto Pequeno faz uma apresentação na Estação Cabo Branco durante encontro de Corais promovido pelas regentes Socorro Estrela e Rosana Diogo.
No dia 17 de dezembro o coral faz apresentação no Auto de Natal da Casa atividade que marca o encerramento das atividades da isntituição em 2010 reunindo crianças, adolescentes, familiares, educadores(as) e comunidade em geral.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

domingo, dezembro 05, 2010

Noite da arte, cultura e reconhecimento

Pela dedicação à cultura e pelo trabalho prestado à Casa Pequeno Davi, a homenagem da III Feira de Arte e Cultura, realizada no dia 03 de dezembro foi para a arte-educadora Déa Limeira. A família e os amigos presentes emocionaram a homenageada que não escapou de cantar para os convidados e convidadas.
O filho cantor, Chico Limeira (à esquerda).
Ainda se apresentaram Karla Lucena, Pedro Osmar, Chico Limeira, Trem das Onze e Voz Ativa.
Karla Lucena
Voz Ativa
Ao lado de outros parentes, a mãe Dora Limeira
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

Exposições e dança na III Feira de Arte e Cultura

Além das atrações musicais, a III Feira de Arte e Cultura da Casa Pequeno Davi promoveu a exposição de artes plásticas reunindo nomes como llson Moraes, Ducarmo Barros, Sílvio Feitosa e Wanderlei Nascimento, Eulâmpio e Gunga Rodrigues.

Apresentação da Oficina de Dança Contemporânea da Casa Pequeno Davi

"Linhas e arte tecendo a vida"
O Grupo de Mulheres Costurando Arte realizou a exposição dos produtos resultado do Projeto "Linhas e arte tecendo Vidas" mostrando inovação e identidade a partir da capacaitação promovida em três módulos com a consultoria do designer Cristiano Sales, da Cogito - Consultoria Design Ltda.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Joelma Oliveira

sexta-feira, dezembro 03, 2010

Homenagem a Déa Limeira na III Feira de Arte e Cultura

Considero os espaços de trabalho um lugar especial na nossa vida. São espaços onde depositamos nosso compromisso, criatividade e onde precisamos estar abertos para trocar conhecimentos e afetos, olhar no olho, tocar e ser tocado.
Acredito que é assim que a nossa energia para o trabalho se realimenta e nos deixa mais fortalecidos para lidar com as adversidades e os desafios cotidianos. Quando as coisas acontecem dessa forma, esses espaços tornam-se significativos para a nossa vida e os laços se perpetuam. Foi isso que aconteceu na nossa relação.
Eu e a Casa Pequeno Davi vivenciamos uma cumplicidade que até hoje reverbera no nosso caminhar. Continuamos na mesma sintonia, compreendendo o trabalho educativo enquanto um exercício permanente de um olhar atento que acredita na vida, no ser humano, nos afetos, na poesia, nas lutas do cotidiano, na arte, que acredita que precisamos, como canta Beto Guedes, "recriar o paraíso agora para merecer quem vem depois."
Por essas e outras, essa homenagem me emociona e renova meu fôlego para continuar respirando a vida e os sonhos. Quero continuar sonhando os sonhos meus, os da Casa Pequeno Davi e de todas as pessoas e lugares que anseiam e trabalham na construção de uma vida mais digna para o ser humano.
Ser homenageada por essa entidade pela qual nutro profundo respeito e enorme carinho é uma honra e motivo de muita emoção. Agradeço e divido essa homenagem com todos os educadores e educadoras da Casa Pequeno Davi, com os educadores e educadoras que já passaram pela Casa também deixando suas marcas.
Você faz parte desse caminhar, por isso ficarei muito feliz com a sua presença na III Feira de Arte e Cultura da Casa Pequeno Davi, para celebrarmos as lutas e conquistas, renovando a firmeza dos passos que nos moverão na direção de possibilidades para os tantos desafios que fazem parte do nosso exercício de viver!
(Déa Limeira)
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

quinta-feira, dezembro 02, 2010

Feira da saúde e do bairro

Nesta sexta, 03 de dezembro, o Roger vai prestigiar mais uma ação coletiva em benefício da comunidade: "Feira da Saúde e do Bairro do Roger - Saúde e Bem Estar o Roger tem pra mostrar". A atividade vai acontecer das 09 às 16 horas, na Rua da Saudade, em frente ao Posto de Saúde.
A ação é realizada em parceria pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Distrito Sanitário IV e pelo Projeto Educação (Con) Vivência Integral que congrega instituições do polo Varadouro/Roger - Associação Cultural Império do Samba; CAPSi Cirandar; Centro Cultural Piollin; Centro de Referência da Cidadania Maria Borges; EEEF Ana Higina; EMEF Frei Afonso; EMEIEF João Coutinho; EMEF Santos Dumont; Escola de Educação Especial (EDESP); Estratégias de Saúde da Família I, II e III - com apoio do Fundo Juntos pela Educação.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

quarta-feira, dezembro 01, 2010

Oficina discute saneamento ambiental

No dia 30 de novembro, a Casa Pequeno Davi realizou uma oficina sobre a temática Saneamento Ambiental, à luz da lei 11.445/2007, para educadores e outros atores da Comunidade. A oficina foi facilitada pelo engenheiro Edmilson Fonseca, que com mais de 30 anos de experiência na área, trouxe consigo um largo conhecimento de como esta legislação foi gestada e como ela vem sendo implementada nas três esferas: federal, estadual e municipal.
Como pontos de discussão foram levantados temas técnicos, políticos e seus reflexos nas questões sociais. Foram colocados em pauta também fatores que historicamente interferiram ou colaboraram para a conquista da legislação vigente (Lei 11.445 de 5 de janeiro de 2007) por parte da sociedade brasileira, em especial dos que representam o movimento sanitarista que compreendem o Saneamento Ambiental, como um dos pilares fundamentais da atenção à saúde, de caráter essencial e de natureza universal.
"Para nós, momentos formativos como estes são determinantes para o desenvolvimento do projeto. Eles favorecem a capacidade de multiplicação dos participantes, junto aos públicos diretos da instituição e da Comunidade em geral; caracterizam-se como um fio condutor de empoderamento", ressaltou Mirley Jonnes.
A oficina contou com a participação de 24 pessoas entre estas algumas lideranças da comunidade Asa Branca e da comissão de lideranças do Roger, sendo três agentes comunitários de saúde.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com