quarta-feira, outubro 27, 2010

Projetos apoiados pelo FJE participam de encontro de acompanhamento

Nos dias 09 e 10 de novembro, o Fundo Juntos pela Educação e o Comitê Organizador promovem o III Encontro de Acompanhamento e Desenvolvimento de Projetos - Terceira Edição do Programa Pela Educação em Tempo Integral com participação de todos os projetos desenvolvidos na Paraíba.
O Encontro tem como objetivos - refletir sobre a experiência vivida e os resultados alcançados pelo Programa de Educação Integral na Paraíba; Sensibilizar gestores públicos, empresários e sociedade civil para a causa da educação integral; e Estimular a construção de ações comuns entre os projetos, fortalecendo o trabalho em rede, com foco na Educação Integral para a Região Metropolitana de João Pessoa.
O local do evento será o Netuanah Praia Hotel Avenida Cabo Branco, em João Pessoa, das 8h às 17h30.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

Encontro sobre leitura e troca de experiências

Sugestões e experiências do I Seminário Leitura na Rede já estão sendo vivenciadas no cotidiano das atividades com as crianças e adolescentes. “Já estou usando as dicas de um escritor que participou do seminário. Durante as brincadeiras pergunto às crianças o título de um livro que elas leram”, disse Helioeny Carvalho, sobre o aproveitamento do seminário.
A educadora e contadora de histórias Helioeny Carvalho em apresentação na abertura do evento
Para a educadora o seminário só acrescentou em termos de formação e conhecimento. É valioso termos espaços para discutir sobre a importância da leitura. “O seminário me fez ter um olhar diferenciado no ato de contar e escutar história”, comentou a educadora Karla Andréa.
O seminário reuniu especialistas para discutir sobre as práticas de escrita e leitura entre educadores, estudantes e membros da sociedade em geral nos dias 21 e 22 de outubro realizado pelo Pólo de Leitura “Leitura na Rede”, desenvolvido pelas entidades Casa Pequeno Davi, Associação de Apoio ao Trabalho Cultural, Histórico e Ambiental (APÔITCHÁ), Escola Assis Chateaubriand, Biblioteca Livro em Roda, Ciranda Literária e Aldeias Infantis SOS, com o apoio do Instituo C&A de Desenvolvimento Social. Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Josiana Silva

terça-feira, outubro 19, 2010

Grupo de mulheres se capacita para inovar criação de produtos

A Casa Pequeno Davi está promovendo o curso Inovação de Produtos para o Projeto Linhas e Arte Tecendo Vidas com apoio da Associação Concern Universal Brasil (ACUB). O curso está sendo ministrado pela Cogito - Consultoria em Design Ltda para o grupo de mulheres "Costurando Artes" que atua, desde 2007, na linha de geração de renda através da costura e customização de tecidos (roupas, bolsas, lençois, almofadas).
A oficina será desenvolvida em três etapas pelo designer Cristiano Sales. A primeira etapa está em andamento de 18 a 22 de outubro; a segunda será de 03 a 05 de novembro; a terceira de 08 a 12; e 29 e 30 de novembro.
Para Waldeline Gomes, integrante do Grupo, a oficina é muito importante "para se ter noção de valorização do produto e do trabalho, noção de preço e qualidade", o que é fundamental para o fortalecimento do grupo. Na primeira etapa o grupo vai trabalhar questões como habilidades, identificação de tecidos e materiais, seleção e catalogação de pecas prontas, estudos e geração de ideias. O segundo módulo vai priorizar aspectos como orientações técnicas individuais para aprimoramento das ideias, estudo de novas identidades considerando elementos ou motivos rupestres e fauna da Paraíba.
No terceiro momento além da continuidade sobre orientações técnicas individuais para o aprimoramento das ideias, o grupo vai trabalhar a criação de novos produtos com identidade da flora paraibana com a produção e teste de modelos concluindo com a seleção e catalogação das peças prontas, definição de conceito para criação da marca do Projeto Linhas e Artes Tecendo Vidas. Como resultado o grupo vai preparar uma exposição, com data predefinida para o dia 30 de novembro.
A criação da marca para que as pessoas reconheçam o trabalho do grupo é um dos principais objetivos da oficina em design. "Ter uma linha direcionada. Uma marca que identifique o grupo será fundamental", explica Ducarmo Barros, professora que acompanha o Costurando Artes desde o início, em 2007.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Ilson Moraes e Joelma Oliveira

segunda-feira, outubro 11, 2010

III Dia de brincar por brincar

O III Dia de Brincar, uma ação do Projeto Educação (Con) Vivência Integral reuniu 500 crianças das escolas e instituições parceiras durante os três dias de brincadeiras, jogos, cantigas de acordo com as faixas etárias.
Com a proposta de oferecer momentos de lazer para as crianças, o Dia de Brincar por Brincar, em sua 3ª edição mobilizou mais de 500 pessoas e contou com a indispensável colaboração do intercâmbio de familiares e adolescentes. O Brincar por Brincar acontece mensalmente nas instituições parceiras, mas nesse mês de outubro, o Projeto Educação: (con) Vivência Integral reuniu todas as instituições para promover a atividade de forma coletiva.
Crianças das turmas de 1º ao 5º ano das escolas e instituições parceiras aproveitaram os três dias: Estudantes de 5º anos brincaram no Centro Cultural Piollin, as turmas de 3º e 4º anos fizeram a festa no Ginásio do Roger e 1º e 2º anos aproveitaram o espaço da Casa Pequeno Davi. “Com o Dia de Brincar queremos possibilitar momentos de lazer pra turma do 1º ao 5º ano das Escolas e Instituições parceiras do Projeto. O III Dia do Brincar seguiu a lógica do Projeto porque estamos ‘juntos e misturados’ por morarmos e/ou trabalhamos no mesmo território” explicou Rose Veloso, coordenadora do Projeto, pela Casa Pequeno Davi.
Sempre brincando, toda a turma catou letrinhas pra formar, em parceria, a sigla das Instituições participantes e votou, pra não perder o momento político, nos candidatos MUITO BOM, BOM e REGULAR pra eleger como tinham sentido a atividade. O resultado foi favorável, no primeiro turno, para o candidato MUITO BOM!
“Pensando bem quem ganhou mesmo foi a meninada e as/os profissionais do Roger e Varadouro que puderam viver e registrar momentos de descontração e sorrisos fáceis”, disse Rose.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

quinta-feira, outubro 07, 2010

"Costurando arte"

Sim. A arte pode ser costurada, construída. O projeto Costurando Arte realizado pela Casa Pequeno Davi mostra como um trabalho pode ser construído através da arte. Iniciado em 2007 o projeto conta hoje com cerca de 15 mulheres entre 18 e 50 anos da comunidade do Roger e vem desenvolvendo um trabalho de sucesso. No projeto as mulheres aprendem a costurar, bordar, fazer aplicação em tecidos, usar suas habilidades para produzir roupas, brinquedos, chaveiros, etc.

Para Ana Cláudia, que participa do trabalho desde o início, o projeto representa uma atividade que desenvolve as capacidades de cada mulher, mostrando que elas são capazes de produzir lindas peças. O Costurando Arte representa ainda uma renda extra para as envolvidas, pois tudo o que é produzido é vendido e dividido entre elas, funcionando em um sistema de cooperação que vem dando certo.

As peças são vendidas na comunidade e numa lojinha da Casa Pequeno Davi onde ficam exppostos produtos do grupo e do resultado das oficinas permanentes de arte-educação. Mas algumas já ganharam o mundo: foram vendidas em Maceió, na Irlanda e na Suiça. Em 2008 o grupo participou ainda de uma feira de artesanato que houve no Tambiá Shopping, onde fez bastante sucesso.

Exposição no Tambiá Shopping

Um ponto a ser destacado é que as mulheres que participam desse projeto também trazem seus filhos e filhas. Todas as mulheres têm seus filhos envolvidos nas atividades oferecidas pela Casa. Enquanto as mães costuram roupas, lençóis e fronhas, os filhos costuram seus futuros. Uma ótima parceria. Todos costurando e fazendo Arte.

Ducarmo (centro) dá instruções ao gurpo.

Texto: Emilayne Souto

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Acervo Casa

terça-feira, outubro 05, 2010

Ler, é melhor na rede

A Casa Pequeno Davi parceira do Pólo de leitura Leitura na Rede, juntamente com a Associação de Apoio ao Trabalho Cultural, Histórico e Ambiental (APÔITCHÁ), a Escola Assis Chateaubriand, a Biblioteca Livro em Roda, a Ciranda Literária, a Aldeias Infantis SOS e com o apoio do Instituo C&A de Desenvolvimento Social, realizará entre os dias 21 e 22 de outubro o I Seminário Leitura na Rede.
O Seminário ocorrerá no auditório do SEBRAE, na Av. Maranhão, 983 – Bairro dos Estados em João Pessoa. O evento contará com a presença de Cida Fernandes, do Centro de Cultura Luiz Freire (PE), de Patrícia Lacerda, do Instituto C&A (RJ), do escritor Gabriel Garcia, dentre outros. Dos temas a serem discutidos podem ser destacados sobre o Programa Prazer em ler no contexto nacional, as Raízes Literárias do Brasil, Reinventando espaços de leitura, etc. O Seminário tem por objetivo fomentar as discussões sobre as práticas de escrita e leitura entre educadores, estudantes e membros da sociedade em geral.
Programação:
Dia: 21 de outubro
8h00 – Confirmação do credenciamento 9h00 – Abertura com mediação de leitura das crianças da Apôitchá – Lucena PB 9h30 – 1ª mesa Leitura e políticas públicas no Brasil Mediador da mesa: José Benedito de Brito – Panorama nacional da leitura – Cida Fernandes / Centro de Cultura Luiz Freire (Recife – PE) - O Programa Prazer em ler no contexto nacional – Patrícia Lacerda / Instituto C&A (Rio de Janeiro- RJ) - Políticas públicas de incentivo a leitura na Paraíba – Jemima Marques de Oliveira / UFPB (João Pessoa – PB) 13h30 – Experiências de práticas de leituras exitosas – Polo de Leitura na Rede – PB Oficina 1 – Raízes Literárias do Brasil – com ênfase na tradição afro indígena. Mediadora: Elisalva Madruga (João Pessoa – PB) Apoio: Valkiria Valentim Oficina 2 – Reinventando espaços de leitura – com ênfase no poder transformador da leitura. Mediadora: Andréia Carrer – Apôithá ( Lucena – PB) Apoio: Francinele Félix 16h30 – Encerramento do dia.
Dia 22 de outubro
9h00 – Mediação de Leitura com jovens da Livro em Rodas / Conde – PB 9h30 – 2ª mesa Conte uma história! Mediadora da mesa – Ana Raquel de Oliveira França - Neide Medeiros (João Pessoa – PB) - Maria Valéria Rezende – escritora (João Pessoa – PB) - Edson Gabriel Garcia – escritor (São Paulo – SP) 13h30 – Experiências de práticas de leituras exitosas Projeto Escola de Leitores – RN Projeto Escola Leitora – PE Projeto Joaninha – UFPB 16h30 – Encerramento Oficina 3 – Diálogos poéticos Mediadora: Valéria Rezende (João Pessoa – PB) Apoio: Valéria Valentim Oficina 4 – Mediação de leitura e outros contos Mediadora: Érica Araújo Verçosa (Recife – PE) Apoio: Ana Raquel
As inscrições podem ser feitas até o dia 10 através do site leituranarede.pb@hotmail.com
Mais informações em: (83)3238-8383 / (83) 8874-0316.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 | casapequenodavi@gmail.com | Texto: Emilayne Souto

Dia de Brincar

A Casa Pequeno Davi através do Projeto Educação (con) Vivência Integral promove no período de 06 a 08 de outubro, o III Dia de Brincar reunindo 435 crianças e adolescentes das turmas do 1º ao 5º ano das Instituições parceiras.
A metodologia do dia vai reunir brincadeiras - jogos, cantigas, recreação considerando a faixa etária de cada turma, nos dois turnos em locais diferentes, sempre nos dois turnos. Amanhã (06) a atividade será no Centro Cultural Piollin com turmas de 5º ano; no dia 07 (quinta) no Ginásio Giseldão (Roger) com as turmas de 3º e 4º anos; e no dia 08 (sexta) na Casa Pequeno Davi, será a vez das turmas de 1º e 2º anos.
As instituições parceiras do Projeto são: Centro Cultural Piollin, Centro de Referência da Cidadania Maria Borges, Escola Estadual Ana Higina, Escola Municipal Frei Afonso, Escola Municipal João Coutinho, Escola Municipal Santos Dumont e Escola Estadual de Educação Especial (Edesp). O projeto tem o apoio do Juntos pela Educação (Instituto Arcor Brasil, Fundação Vitae e Instituto C&A).
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Foto: Rose Veloso

sexta-feira, outubro 01, 2010

Premiação do concurso "Cartão Vemelho ao Trabalho infantil"

A Casa Pequeno Davi realizou no último dia 28 de setembro, a premiação do Concurso de Redação e Desenho Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil relacionado ao projeto “O Bairro Contra o Trabalho Infantil". O Concurso contou com a participação de cerca de 950 pessoas, entre crianças, adolescentes, familiares e membros da Casa e teve por objetivo a conscientização dos moradores do bairro quanto às consequências negativas que o trabalho infantil, qualquer que seja ele, pode trazer para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. O Concurso visou ainda o incentivo à leitura e à escrita, bem como à reflexão dos problemas que atingem a comunidade.
Todos os participantes estão de parabéns pela realização do evento. Dentre as redações e os desenhos recebidos pela organização, foram selecionados 84 trabalhos: 41 redações e 43 desenhos. Alunos das escolas João Coutinho, Frei Afonso, Santos Dumont e EDESP estiveram presentes no evento e muitos tiveram seus trabalhos selecionados no Concurso. Os trabalhos expressavam a indignação e a consciência de que trabalho infantil não é legal, prejudica o desenvolvimento pleno e a formação de cidadãos. O projeto é finaciando pela Petobras, através de repasse ao Fundo Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (FUNDESC). Tem os apoios do Projeto Polo de Leitura - Leitura na Rede que congrega 6 instituições socais e do Projeto Educação (con) Vivência Integral composto por 14 instituições do polo Roger Varadouro.
Durante o evento, cada participante leu para o público sua redação. As crianças animaram e tornaram o Concurso mais uma forma de diversão. O evento contou com a presença ainda de muitos familiares e pessoas da comunidade. Todos juntos para lembrar que trabalho infantil é crime e que lugar de criança é na escola, crescendo e se desenvolvendo, aprendendo que existe um futuro melhor a ser construído. Um futuro no qual as crianças e adolescentes têm direito à saúde, educação, boas escolas, alimentação saudável, uma família, um lar. Trabalho Infantil é crime, denuncie!
Emilayne Souto
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Joelma Oliveira