segunda-feira, agosto 30, 2010

Visita para troca de experiências

Contadores de histórias e coordenadores do Pólo de leitura das Aldeias SOS, Casa Pequeno Davi, Projeto Beira da Linha (JP), Associação Livro em Rodas (Conde), Escola Municipal Assis Chateaubriand (Bayeux), Apóitchá (Lucena) realizaram visita para conhecer experiências de ações de incentivo à leitura em Caruaru (PE), nos dias 27 e 28 de agosto.
A atividade começou com a visita à Secretaria de Educação do Município de Caruaru. “O grupo teve uma grande receptividade por parte por parte de representantes da Secretaria”, disse Ana Raquel, coordenadora pedagógica da Casa Pequeno Davi. Outro momento da viagem foi a visita ao Museu do Cordel, que abriga um acervo de literatura em Cordel, Xilogravura onde o grupo teve a oportunidade de ouvir declamação de cordéis dos Mestres Paulo Pereira e Olegário Fernandes Filho. Depois da visita ao Museu, o grupo foi conhecer a Escola Municipal Prof. Kermógenes Dias de Araújo, campo de atuação da Bagulhadores do Mio que tem como missão, contribuir para a melhoria da qualidade de vida de grupos em situação de vulnerabilidade e para o desenvolvimento sustentável buscando a efetivação dos direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais.
“Nesta escola fomos conhecer o Projeto Escola Leitora que tem como objetivo contribuir com a formação de leitores (as) literários no âmbito da escola pública, através da re-significação das Bibliotecas Escolares. Este Projeto é uma experiência piloto que se iniciou desde 2007 e atualmente se desenvolve em 19 escolas do município”, explicou Ana Raquel. Até 2012 é compromisso da Secretaria de Educação fazer com que todas as escolas municipais nas áreas urbanas e rurais tenham do município tenham Bibliotecas Escolares Vivas.
No dia 28 o grupo visitou a Biblioteca Multicultural Nascedouro, um espaço cultural de leitura e convivência, inaugurado em outubro de 2000 e gerenciado por jovens estudantes e amantes da leitura e da arte-educação como forma de desenvolvimento humano, localizado no bairro de Peixinhos, no limite dos territórios de Olinda e Recife. Atualmente a Biblioteca está instalada numa das dependências do antigo matadouro de Peixinhos, hoje denominado Nascedouro.
História
Em abril de 2007, um grupo de quatro bibliotecas comunitárias, entre elas duas parceiras do Programa Prazer em Ler, do Instituto C&A de Desenvolvimento Social, começaram a se encontrar uma vez ao mês, inicialmente com a perspectiva de auto-formação a partir da leitura e discussão de textos teóricos sobre as temáticas voltadas à formação de leitores, já que tinham consciência dessa necessidade.
A visita terminou na Livraria Cultura, no centro do Recife para aquisição de títulos para os acervos das salas de leitura das instituições salas de leitura. “Voltando para casa além de livros e experiências, trouxemos a esperança de que o Brasil está sendo reescrito por autores antes esquecidos”, concluiu Ana Raquel.
Conheça as experiências citadas visitando: http://www.agulhadoresdomio.org.br/ rededebibliotecascomunitarias.wordpress.com
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

terça-feira, agosto 24, 2010

Municípios têm até o dia 30 de setembro para realizar o Primeiro Fórum Comunitário

Os municípios inscritos no Selo UNICEF Município Aprovado têm até o dia 30 de setembro para organizar o Primeiro Fórum Comunitário. O evento, que deverá ser coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com o articulador do Selo no município, vai discutir e planejar ações sociais destinadas aos jovens e crianças em cada cidade.
O UNICEF pede a participação de líderes comunitários, religiosos e sindicais, profissionais da saúde, educação e assistência social, comunicadores, artistas, empresários e de todos os outros membros da comunidade que queiram discutir e pensar a situação da infância na região. Também é de extrema importância a presença e participação de adolescentes, crianças e suas famílias, todos devem ter voz na construção de um panorama sobre a realidade da infância nos municípios.
Na ocasião, deverão ser apresentados os indicadores oficiais coletados pelo CMDCA bem como o Diagnóstico Participativo, documento elaborado junto aos adolescentes e crianças de cada cidade que traça o olhar jovem sobre a infância e adolescência na região a partir dos indicadores de Impacto e Gestão do Selo.
Os presentes devem discutir o funcionamento das escolas, acesso e qualidade da saúde, opções de lazer e cultura dentre outras situações determinantes para o desenvolvimento de meninos e meninas de 7 a 17 anos. Críticas e propostas devem ser levadas em consideração e anotadas. Ao fim, a Comissão Pró-Selo, o articulador e a CMDCA organizarão as informações e prioridades para o alcance dos objetivos do Selo em um relatório, de acordo com orientações encaminhadas pelo UNICEF.
Os municípios terão até o dia 30 de outubro para enviar os resultados. Em Bezerros, uma das cidades ganhadoras da última edição do Selo, a movimentação já é grande. Uma reunião na última quarta-feira (12) entre representantes dos município e mobilizadores sociais já definiu a data do Primeiro Fórum Comunitário na cidade. Ele ocorrerá no dia 16 de setembro de 2010, das 9h às 13h, no auditório do CEMAIC. O UNICEF convoca todos os articuladores e representantes dos Conselhos Municipais para seguirem o exemplo, definindo e comunicando suas datas com antecedência e organização.
Para os próximos dez dias, agendaram o Fórum as seguintes cidades:
Pernambuco 24/08 - Ibimirim 25/08 - Aliança, Casinhas, Granito e Surubim 26/08 - Lagoa dos Gatos e Salgadinho 27/08 - Carnaíba, Itapetim, Salgueiro, Santa Cruz da Baixa Verde, Tabira e Tacaimbó 31/08 - João Alfredo e Petrolina 01/09 - Santa Cruz
Alagoas 20/08 - Igaci 22/08 - Viçosa 24/08 - Chã Preta 25/08 - Penedo 26/08 - Estrela de Alagoas 31/08 - Mar Vermelho, Poço das Trincheiras e Taquarana 01/09 - Limoeiro de Anadia
Paraíba 20/08 - Bernardino Batista, Nazarezinho, Pombal e São Francisco 21/08 - Bonito de Santa Fé, Junco do Seridó 22/08 - Nova Olinda 24/08 - São João do Rio do Peixe e São José da Lagoa Tapada 25/08 - São José dos Ramos 26/08 - Brejo do Cruz 27/08 - Cabedelo, Carrapateira, Lagoa de Dentro e Monte Horebe 28/08 - Barra de Santa Rosa e Serra da Raiz 31/08 - Sumé e Mari 01/09 - Remígio 02/09 - São Sebastião de Lagoa de Roça 03/09 - Aparecida e Natuba
Por: Lucas Cardim/Via Design/Especial para UNICEF
Assessoria de Comunicação - 3241 5263 casapequenodavi@gmail.com

quinta-feira, agosto 19, 2010

Colóquio sobre o ECA

No dia 24 de agosto será realizado o Colóquio O Estatuto da Criança e do Adolescente: direito àvida integral pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes (Remar) com o objetivo de mobilização, articular e criar uma rede de pesquisadores e extensionistas da área da Criança e adolescentes da UFPB.
O Colóquio vai reunir professores, extensionistas e estudantes para refletir e pensar ações a partir dos projetos desenvolvidos pelos programas de extensão e pesquisa (PIBIC, PROBEX e PROLICEN). De modo que a contribuição da Universidade acontece com a articulação do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH), através do GT Exclusão Social em parceria com a Remar. O evento foi planejado dentro da mobilização pelos 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Programação
8h30 – Recepção dos (as) convidados (as) pelos pesquisadores do GT Exclusão Social.
9h às 12h – Riscussão em grupos temáticos e sistematização de propostas para fortalecimento da rede.
14h às 15h30 – Leitura e apresentação das propostas no grupo ampliado e indicação de uma coordenação.
15h30 às 17h – Sistematização das diretrizes norteadoras da rede.
Assessoria de Comunicação - 3241 5263 casapequenodavi@gmail.com

quarta-feira, agosto 18, 2010

Convivência com proteção e sem dengue!

Comunidade do Roger mobilizada na luta contra a dengue pr0moveu caminhada pelo bairro nesta quarta-feira, dia 18 de agsoto.
Com a certeza que adoecer está fora de moda e que vale o velho dito "é melhor prevenir que remediar" que as Unidades de Saúde da Família (USF’s) e a Rede Local do Roger/Varadouro articuladas pelo Projeto Educação: (con) Vivência Integral organizou uma semana de ações preventivas em virtude da grande incidência de casos da doença.
Nesta quarta(18), cerca de 200 pessoas, entre crianças/adolescentes/educadores-as/técnicos-as de várias instituições sociais (USF’s I, II e III, Império do Samba, Casa Menina Mulher/Casa Pequeno Davi, escolas Ana Higina, João Coutinho, Santos Dumont), se uniram na caminhada contra a dengue.
Devidamente uniformizadas como um esquadrão que se preza, munidas da capacidade de convencimento e apitando sem parar, para chamar atenção da população e espantar o mosquito, a turma seguiu pelas ruas do Roger numa alegre e significativa panfletagem /sensibilização em que ecoou o “Xô Dengue!”
E o combate não para!
Internamente nas instituições o tema entrou em pauta para a construção de cartazes, músicas, apresentações, sobretudo atitudes contra o mosquitinho inconveniente e para um reencontro com representantes nas USF’s I e II que será realizado na sexta-feira, 20 de agosto.
O combate ao mosquisto e aos focos de larvas depende da ação de cada um/a/: • Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada. • Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas. • Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje. • Lave semanalmente por dentro com escovas e sabão os tanques utilizados para armazenar água. • Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água. • Encham de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta. • Se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana. • Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo. • Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local coberto e abrigados da chuva. • Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios.
A caminhada percorreu várias ruas do bairro, inclusive os que mais inspiram cuidados em relação à proliferação do mosquito, como a Comunidade do "S".
Assessoria de Comunicação - 3241 -5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Helioeny Carvalho e Rose Veloso

Parceria pelo meio ambiente

A Casa Pequeno Davi recebeu a visita do diretor do Parque Arruda Câmara com objetivo de fechar parceria com projeto na área do meio ambiente.
Nesta terça-feira(17) a coordenadora Cláudia Costa e o articulardor político Mirley Jonnes conversaram com o diretor do Parque Arruda Câmara (Bica), Edilson Lima e a técnica de projetos da Secretaria de Meio Ambiente (Seman), Vivian Maitê. A visita foi para sinalizar a aprovação de um projeto elabora em parceria com a Casa para formação de condutores ambientais para o Parque, com jovens da comunidade Asa Branca do Roger. O projeto surge como uma estratégia de aproximar a comunidade e o Parque, e assim melhorar a qualidade de vida da população e a preservação do Parque.
De acordo com Mirley Jonnes o projeto é motivado pelo desafio da convivência preservadora com as comunidades do entorno da Bica, a exemplo da Asa Branca.
Assessoria de Comunicação - 3241 -5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Claudio Angehrn

Convivência cruzada

O Projeto Educação: (con) Vivência Integral recebeu a visita de Cláudia Falsetti membro do Comitê Técnico do Juntos Pela Educação (formado pelos Institutos C&A, Arcor e VITAE) para uma atividade de monitoramento/ acompanhamento do Projeto.
A visita de Cláudia se estendeu aos demais Projetos na Paraíba (Cata Aqui, Cata Acolá, Vamos Juntos Transformar, Rede de Saberes, Crer e Ser em Tempo Integral, Roda Rede: Prevenção, Letramento e Inclusão Social). Enquanto Cláudia visitava os projetos paraibanos, os projetos de São Paulo recebiam Lorenzo Delaini, técnico dos projetos na Paraíba.
A terça-feira (17) ficou marcada por momentos de descontração, troca de informações e experiências, planejamentos e sonhos (reais) coletivos de convivência e educação integral para crianças, adolescentes, jovens, familiares, educadores/as, técnicos/as e gestores/as do polo Varadouro/Roger. Na Convivência Cruzada, Cláudia começou o dia ouvindo histórias, na EMEF Frei Afonso, em nossa experiência de incentivo à leitura com o apoio do Projeto Polo de Leitura: Leitura na Rede. Ainda de manhã esteve na Casa Pequeno Davi para o intercâmbio de crianças/adolescentes e familiares e brindou o grupo com rica troca de experiências dos Projetos que acompanha. À tarde no Centro Cultural Piollin, uma das 14 instituições do Projeto foram discutidos pontos do projeto apontando erros e acertos da caminhada e perspectivas de futuro da Rede Local.
“Momentos como esses servem para reenergizar e fortalecer o pensamento que o caminho se faz ao se caminhar e que esse caminhar precisa ser cuidadoso/planejado e inclusivo para todos/as que integram o processo e que tem saberes e sabores diferentes”, afirmou Rose Veloso.
Assessoria de Comunicação - 3241- 5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Rose Veloso

terça-feira, agosto 17, 2010

Cultura de paz

Cultura de paz é o tema norteador das atividades do mês de agosto na Casa Pequeno Davi.
A roda de diálogo com educadores(as) contemplou dois momentos: o primeito, o repasse do seminário "Escola, conflito e violência", realizado em junho, que abordou o tema Bullying e a questão da competência inter-relacional do(a) educador(a) e a gestão da violência na escola; no segundo momento foi a discussão de uma proposta institucional para melhorar a política de proteção à criança e ao adolescente.
Durante a atividade, aconteceu um momento de apresentação de novos educadores: Mônica, Helioeny e Erick, e de Astrid Nortmeyer, jovem alemã que está ficará durante um ano convivendo e trocando experiências com crinças, adolescentes, educadores/as e familiares.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Mirley Jonnes

quinta-feira, agosto 12, 2010

Concurso de redação e desenho

"Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil", tema de 2010 da campanha do Fórum Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil, trabalhado durante o mês de junho.
A Casa Pequeno Davi através do Projeto “O Bairro Contra o Trabalho Infantil” e as Instituições Parceiras do Projeto Educação: (con) Vivência Integral e do Polo de Leitura – Leitura na Rede realizam concurso de redação e desenho com o tema “CARTÃO VERMELHO AO TRABALHO INFANTIL” nos Bairros Roger/Varadouro em João Pessoa. As inscrições podem ser feitas nas escolas e instituições parceiras até o dia 03 de setembro.
O objetivo dessa atividade é incentivar a expressão pela escrita ou pelo desenho sobre o não trabalho infantil e valorização do direito à educação, ao lazer/brincadeira, convivência familiar e comunitária através da mobilização do maior número de crianças, adolescentes, jovens e adultos. “Vamos programar e agendar nas oficinas das Instituições e nas Escolas momentos para que um maior número de pessoas participe, porque nosso objetivo é ampliar o debate e fortalecer a corrente contra o trabalho infantil ”, disse Rose Veloso, da Comissão Organizadora.
Como resultado do concurso será organizado um livro reunindo o material dos 70 estudantes (05 por ano/série/ciclo escolar incluindo turmas da EJA) e 05 membros das equipes das Escolas/ Instituições que tiverem seus trabalhos selecionados. Os/as autores/as receberão brindes e participarão da “Cerimônia de lançamento do livro com os melhores trabalhos” que será realizada dia 29 de setembro de 2010 na Casa Pequeno Davi, das 15h30 às 17h.
Assessoria de Comunicação - 3241 5263 casapequenodavi@gmail.com

Teatro de bonecos

No dia 11 de agosto, a Casa Pequeno Davi recebeu o grupo baiano Lambe -Lambe de teatro de bonecos, de Ismine Lima, que se apresentou para as crianças.
A história prendeu a atenção da meninada que interagiu com o grupo.
Interação: Ismine envolveu as crianças na contação da história.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Joelma Oliveira

quarta-feira, agosto 11, 2010

Evento na Pirlimpimpim

Pela comemoração dos 25 anos da Casa Pequeno Davi, a casa de eventos para crianças Pirlimpimpim promoveu no dia 09 de agosto um evento solidário às ações da instituição.

Crianças da Oficina de Flauta e Pífano se apresentaram acompanhadas do educador Gabriel da Silva

Bolo para cantar parabéns pelos 25 anos da Casa

A diretora da Casa Pequeno Davi (à esquerda) ao lado dos proprietários e funcionários da Pirlimpimpim.
As crianças da Casa Pequeno Davi se divertiram em vários brinquedos.
Assessoria de Comunicação - 3241 5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Josiana Silva

terça-feira, agosto 10, 2010

Acesso aos livros e aos espaços de leitura

A parceria entre projetos em rede que apoiam as ações da Casa Pequeno Davi e outras entidades possibilita o investimento na aquisição de livros didáticos para incentivar o gosto pela leitura. Os projetos Educação (con) Vivência Integral - apoiado pelo Juntos pela Educação e Leitura na Rede - apoiado pelo Instituto C&A têm objetivos comuns e com isso proporcionam às crianças e aos adolescentes o contato com o mundo dos livros.
O uso do espaço de leitura, a contação de histórias, o incentivo e o gosto pelos livros têm melhorado cada vez mais com o trabalho da mediadora de leitura Helioeny Carvalho. A função da mediadora é despertar nas crianças, adolescentes e educadores (as) um novo olhar para uma prática antiga, embora não muita exercitada pela meninada.
O trabalho com as escolas parceiras da Casa Pequeno Davi tem sido uma nova experiência para a mediadora Helioeny. "A experiência nas escolas rurais é bem diferente. Os alunos dedicam mais atenção", disse. Mas para ela, o perfil das crianças vem mudando. Estão aprendendo a ouvir, e despertando o hábito pela leitura comprovada pelo empréstimo de livros, os momentos nos espaços de leitura da escola ou da instituição.
Para Helioeny é bastante satisfatório quando se escuta uma criança falando bem das ações, do envolvimento com os livros. "Outro dia uma menina disse que a biblioteca agora tem vida e que está um encanto", resumiu.
Parceiros pela educação
O Projeto Educação (con) Vivência Integral possibilitou a compra de livros 1.141de literatura infantil que foram distribuídos entres as instituições parceiras que realizam atividades diretas com as crianças e adolescentes: escolas João Coutinho, Frei Afonso, Santos Dumont, Ana Higina e Escola de Educação Especial, Centro Cultural Piollin, Centro de Referência da Cidadania Maria Borges, Centro de Atendimento Psicossocial (Capsi), Casa Pequeno Davi e Setor Casa menina Mulher.
O Projeto Leitura na Rede é desenvolvido em parceria da Casa Pequeno Davi, Aldeias Infantis SOS, Associação de Apoio ao Trabalho Cultural, Histórico e Ambiental (Apôitchá), EMEF Assis Chateaubriand, Biblioteca Livro em Roda com o objetivo de desenvolver atividades cotidianas de leitura e democratizar o acesso ao livro literário, a fim de contribuir para a construção de uma sociedade leitora através de ações articuladas em rede.
Assessoria de Comunicação - 3241 5263 casapequenodavi@gmail.com

segunda-feira, agosto 09, 2010

"Criança Não é de Rua"

Durante os dias 10, 11 e 12 de agosto, representantes de todos os estados participam do I Seminário Nacional Criança Não é de Rua, em Fortaleza(CE). A Paraíba será representada pela Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes (Remar), Fórum da Criança e do Adolescente (FDCA), Secretaria do Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH), Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
O I Seminário Nacional tem como objetivo reunir os representantes de cada lugar para sistematizar as propostas e prosseguir na luta por uma política nacional específica para as crianças e adolescentes em “situação de moradia na rua” e suas famílias.
Mais informações no site: http://www.criancanaoederua.org.br/
Assessoria de Comunicação - 3241 5263 casapequenodavi@gmail.com

quarta-feira, agosto 04, 2010

Pirlimpimpim faz evento solidário à Casa Pequeno Davi

O Pirlimpimpim promove na segunda, 09 de agosto, das 18h às 20h, uma ação solidária ao trabalho da Casa Pequeno Davi. Neste dia quem levar o filho ou filha para se divertir ainda vai colaborar com as ações educativas e artísticas desenvolvidas por mais de 380 crianças e adolescentes que participam da instituição.
Os ingressos estão disponíveis na Pirlimpimpim e na Casa Pequeno Davi - Rua João Ramalho, 195, Roger e custa R$ 20,00.
Sobre o Pirlimpimpim - Um espaço voltado para diversão das crianças de 1 a 10 anos. Em João Pessoa se localiza no Manaíra Shopping com várias possibilidades de lazer: salão de jogos, salão de brinquedos, salão de festas, parques, buffet, lan house. Visite: www.pirlim.com.br e confira.
Assessoria de Comunicação - 3241 5263 casapequenodavi@gmail.com