sexta-feira, julho 30, 2010

"Entra na minha casa, entra na minha vida..."

A Celebração Ecumênica em Ação de Graças aos 25 anos da Casa Pequeno Davi teve a participação da comunidade educativa, do bairro e de diversas Instituições parceiras.
Conduzida pelo Padre Michel Proteau e pelos Pastores Sérgio Nepomuceno e Lourenço dos Santos, as leituras da Bíblia e reflexões reafirmaram nos presentes a certeza de que o bem que nos reúne é maior e deve ser cultivado a cada dia.

A comunidade presente na celebração participou ativamente de cada um dos momentos.

Momento de confraternização dos(as) amigos(as) da Casa

Assessoria de Comunicação - 3241 5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Joelma Oliveira

quinta-feira, julho 29, 2010

Comunidade Asa Branca discute sobre elementos jurídicos e efetivação de direitos

Ontem (28) aconteceu o primeiro módulo da formação para lideranças sobre Elementos Jurídicos e a Efetivação de Direitos. A atividade aconteceu no Centro de Referência Comunitária Maria Borges com a participação de lideranças das comissões acompanhadas pelo Projeto AID e pelo Projeto CSCF. O momento teve a assessoria do advogado Vítor Cavalcante.
A discussão principal foi a explicação, para as lideranças, sobre a divisão dos poderes, a partir da análise do Estado Democrático de Direito e os papeis específicos de cada poder, com ênfase no Poder Judiciário.
O primeiro momento foi destinado à formação para as lideranças, um grupo de 15 pessoas, que aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas com o assessor.
O segundo momento foi uma reunião com o grupo de Capoeira Angola Palmares, que atua na comunidade Asa Branca e está em fase de institucionalização. O grupo tem interesse em participar dos encontros para compreender as questões sobre o que a comunidade já vem discutindo, além de buscar elementos que ajudem na legalização do grupo.
“Contamos com a sensibilidade de Vítor Cavalcante que compreendeu a necessidade do grupo e fez uma conversa esclarecedora para os componentes, esclarecendo pontos específicos, como a questão do estatuto”, disse Mirley Jonnes, articulador político da Casa Pequeno Davi.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

Comunicação comunitária

Em parceria com a Amazona, a Casa Pequeno Davi retoma o projeto da difusora comunitária.
O projeto de comunicação comunitária da Casa Pequeno Davi teve início com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com o objetivo de despertar na comunidade educativa a importância do uso da comunicação como forma de divulgar e reivindicar os direitos e deveres.
Através da parceria, a Casa Pequeno Davi tem um adolescente comunicador (educom) representando a instituição e a comunidade nas atividades de formação da Amazona.
O educador da Amazona, Daniel Pereira, iniciou o processo de reinstalação da rede. Através do Projeto Garotada Solidária, uma ação patrocinada pela Petrobras através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.
Assessoria de Comunicação - 3241 -5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Joelma Oliveira

terça-feira, julho 27, 2010

segunda-feira, julho 26, 2010

(Re) encontros!

Nesses 25 anos de atuação, a Casa Pequeno Davi já recebeu muitas crianças e adolescentes do Roger, Varadouro e Adjacências. O sábado (24) foi um momento para conversar, interagir, descobrir e celebrar junto com quem passou por aqui e ajudou a construir e fazer a diferença na promoção dos direitos com o ENCONTRO DOS(AS) EX-EDUCANDOS(AS) E EX-EDUCADORES(AS) da instituição.
Cadê você? Nos painéis fotográficos, o registro para lembrar os momentos que passaram na Casa: oficinas, passeios, semanais culturais, formações...
Alguns trouxeram os filhos para prestigiar o momento.
Trabalhando, casados, solteiros, com filhos ou sem filhos. Uns continuam morando no mesmo bairro, outros mudaram de endereço. Por vários lugares, vivendo e aprendendo. Foi num clima de nostalgia e que os ex-alunos e alunas, e ex-educadores e educadoras da Casa Pequeno Davi se reencontraram no dia 24 (sábado) para um momento celebrativo dos 25 anos da instituição.
A participação de todos(as) revelou o papel da Casa na vida de cada um(a).
Assessoria de Comunicação - 3241 5263 casapequenodavi@gmail.com

sexta-feira, julho 23, 2010

Hora de cantar parabéns!

Não poderia ser diferente. Nos dois turnos a Casa ficou cheia de crianças, adolescentes, educadores, familiares e parceiros para cantar os parabéns e cortar o bolo dos 25 anos.
Crianças e adolescentes que participam do grupo de intercâmbio do Projeto Educação (con) Vivência Integral produziram e apresentaram um programa na "rádio caixinha".
Assessoria de Comunicação - 3241 5263 casapequenodavi@gmail.com

quinta-feira, julho 22, 2010

Comunidade prestigia as apresentações culturais

Apresentações das oficinas de Música, Coral, Flauta, Dança de Rua, Dança Popular e Música na programação dos 25 anos.

Grupo Flor de Mandacaru - Oficina de Dança Popular

Coral Canto Pequeno sob a regência das maestrinas Socorro Estrela e Rosana Diogo Crianças, adolescentes e educadoras/es no coral

Assessoria de Comunicação - 3241 5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Joelma Oliveira e Karla

Parceiros na comemoração dos 25 anos

As instituições parceiras da Casa Pequeno Davi participaram trazendo homenagens pelos 25 anos.
Centro Cultural Piollin apresentou uma esquete sobre os direitos da criança e do adolescente
Alunos e alunas da EMEIEF Monsenhor João Coutinho apresentou a música Vida de Gado do cantor e compositor Zé Ramalho.
A Associação de Prevenção à Aids (Amazona) montou a rádio poste e fez uma programação especial 25 anos da Casa Pequeno Davi contando a história com a participação de crianças, educadores/as e parceiros da instituição.
Simone Alves da Piollin fala durante programação da rádio poste: depoimento sobre o trabalho em rede no Roger e a parceria com a Casa.
Assessoria de Comunicação - 3241 -5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Joelma Oliveira

A Casa e Eu

Além de colaborar com ações na Casa Pequeno Davi, convivo também com as crianças e adolescentes na Unidade de Saúde da Família em que trabalho e vejo como elas amam e se esforçam para estarem lá todos os dias. E isso é bastante importante para livrar estas crianças e adolescentes da droga e violência. O que torna este local tão respeitado e amado por crianças, adolescentes, voluntários e colaboradores é amor e isto é especial.
(Juliane Monique Fernandes Florêncio - Dentista da USF-Roger)

Atividade de saúde preventiva e higiene bucal em parceria com a Unidade de Saúde da Família do Roger

Assessoria de Comunicação - 3241 5263 casapequenodavi@gmail.com Foto: Joelma Oliveira

A Casa e Eu - mensagem

"A Casa Pequeno Davi tem um significado muito especial em minha vida. Compreendi que a educação vai além dos muros da escola, pude refletir sobre a minha responsabilidade de educadora, cresci junto com os meus alunos. Todo processo formativo é voltado para o ser gente. Desconstrui diferenças preconceitos e que me proporcionou um outro olhar: o afeto é que faz a diferença.
(Maria Teresa Dias da Silva - Professora Escola Santos Dumont)
Assessoria de Comunicação - 3241 5263 casapequenodavi@gmail.com Foto : Joelma Oliveira

quarta-feira, julho 21, 2010

A Casa e Eu

"De fato as coisas não acontecem da noite para o dia mas parece que foi ontem que conheci essa instituição educativa. Na verdade foi pelos anos 90, através da amiga holandesa Dorine Pot, da Irmã Pilar, Dimas e as meninas da Pastoral Universitária (PU) Ana Raquel, Angélica, Jaqueline...

Mesmo sem estar diretamente envolvida no trabalho da Casa tenho acompanhado as suas conquistas e atuação como instrumento de transformação para a vida de muitas crianças,jovens e suas famílias. O tempo e o bem que procuramos fazer estão unidos na caminhada e perseveram na dedicação de todos vocês que fazem o dia a dia dessa Casa com Amor e Esperança de proporcionar a seus educandos uma vida mais feliz,um futuro melhor.

Parabéns a todos, que Deus os abençoe!

(Depoimento de D. Lamar)

Relato das crianças e adolescentes...

Assessoria de Comunicação - 3241 -5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Joelma Oliveira

segunda-feira, julho 19, 2010

A Casa e Eu: mensagem 25 anos

A Diretora da Casa Pequeno Davi, Angélica Maia, dá depoimento sobre sua experiência na instituição.
Ter a oportunidade de trabalhar como educadora e voluntária na CPD é uma das coisas mais valiosas na minha vida. Poder encontrar crianças e adolescentes, seja para bordar, aprender/ensinar, cantar, discutir, e com eles e elas partilhar momentos de diálogo, de aprendizagem mútua, também de momentos difíceis, conflitos foi uma parte dessa experiência que certamente me fez crescer enquanto ser humano e renovar minha esperança e fé em possibilidades de vida mais dignas e justas para todos nós.
Outro momento caro dessa experiência tem sido o trabalho em conjunto com todos os trabalhadores da casa, com o interesse comum de construir um lugar diferente, um espaço comprometido com a vida, um cantinho onde as pessoas se respeitam e mostram o melhor de si em busca de um sonho.
Agradeço a Deus por fazer parte dessa história e desejo que a história da CPD continue a se desenrolar cada vez mais plena de esperança, de projetos bem-sucedidos, de vidas transformadas para melhor, de sentido e significado para todos que fizeram, fazem ou venham a fazer parte dessa história.
Parabéns!
Angélica Maia - Diretora
Assessoria de Comunicação - 3241 5263
casapequenodavi@gmail.com

quarta-feira, julho 14, 2010

Programação de aniversário

A Casa Pequeno Davi celebra no dia 23 de julho, 25 anos de atuação com crianças e adolescentes no bairro do Roger, Varadouro e adjacências. Mais de duas décadas construindo cidadania e realizando um trabalho de prevenção contra todas as formas de violência contra meninos e meninas. Para comemorar um momento tão especial e reunir a comunidade educativa, foram planejados vários momentos para marcar a data.
PROGRAMAÇÃO
A partir do dia 20 - exposição fotográfica no pátio da Casa. Dia 21 - apresentações: oficinas de flauta, danças (popular e de rua), música e o coral para toda a comunidade, a partir das 14 horas.
No dia 23 - BOLO DE ANIVERSÁRIO, no Pátio da instituição. Seguindo a programação, no dia 24 - encontro com ex-educandos (as) e ex-educadores(as), às 15 horas. E no dia 25 - torneio de futebol com as empresas parceiras do Projeto Eu Sou Amigo da Casa Pequeno Davi. No dia 30 - celebração ecumênica, às 15h30 com a participação da comunidade educativa e convidados (as).
Assessoria de Comunicação - 3241 5263 casapequenodavi@gmail.com Arte: Antares Comunicação

terça-feira, julho 13, 2010

Juntos pelos 20 anos do ECA

A mobilização dos 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente reuniu entidades governamentais e não governamentais, serviços e programas municipais e estaduais ligados à criança e ao adolescente no nas tendas temáticas instaladas no Ponto de Cem Réis.

As instituições foram divididas por área de atuação: Trabalho Infantil; Violência Sexual; Medidas sócio-educativas; Criança não é de Rua; ECA na Escola e Saúde X drogas.

A mobilização que na parte da tarde promoveu a caminhada e o ato público teve como objetivos: mobilizar a sociedade para celebrar os 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente na perspectivas da efetivação de direitos, a partir da percepção de crianças e adolescentes, prioridade absoluta e sujeitos de direitos; Propor iniciativas e políticas públicas que assegurem o respeito e a efetivação do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, junto aos órgãos públicos e a sociedade civil organizada para a proteção integral de crianças e adolescentes; e Fortalecer o protagonismo infanto-juvenil a partir do entendimento do ECA, nas comunidades, nas escolas, nos ambientes familiares, na vida comunitária e nas entidades, para que possam ser agentes de transformação pessoal e coletiva.

O protagonismo das crianças e adolescentes com a participação em todos os momentos da programação marcou a mobilização que reuniu mais de 70 entidades da sociedade civil e do poder público que atuam na área da criança Região Metropolitana de João Pessoa.
Trabalho em rede A mobilização foi promovida pela REMAR com suas instituições integrantes e as parceiras da sociedade civil organizada; com o apoio do Governo do Estado; Prefeituras de João Pessoa Bayeux, Santa Rita, Lucena e Cabedelo; Universidade Federal da Paraíba e Tribunal de Justiça.

A Casa Pequeno Davi na tenda "O ECA na escola: educação integral e de qualidade".

Assessoria de Comunicação - 3241 5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Joelma Oliveira e Rose Veloso

quinta-feira, julho 08, 2010

Com a missão de construir cidadania

Assessoria de Comunicação - 3241 -5263 casapequenodavi@gmail.com Arte: Antares Comunicação