quarta-feira, março 31, 2010
Debates da Conae
Enfrentamentoao trabalho infantil em Sapé
O seminário é uma realização do Projeto Erradicação do Trabalho Infantil em Rede (Petir) executado pela Casa Pequeno Davi, Pastoral do Menor e Associação Comunitária Nova Vida, em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) com patrocínio da Petrobras, através do repasse ao Fundo para a Infância e Adolescência.
Arte e educação
Campanha anual de higiene bucal
Cerca de 60 crianças das Oficinas do Ludopedagógico e Flauta receberam informações importantes sobre higiene bucal durante atividade em parceria com a Unidade de Saúde da Família do Roger dentro da Campanha Anual de Higiene Bucal. Com as presenças da Drª Juliana Fernandes, da Agente de Saúde, Edileide Costa e da Auxiliar de Consultório Dentário, Andréia Gonçalves as crianças tiraram dúvidas, receberam orientações e um kit com escova e creme dental. Para a educadora Edna Lopes que acompanhou a atividade, ações como essa fortalecem das ações com os órgãos de saúde do bairro.
Exibição de vídeo informativo, trabalhos em grupo, momento de escovação foi a metodologia utilizada para prender a atenção da criançada e ajudar no entendimento das informações repassadas nos dois turnos manhã e tarde.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com
quarta-feira, março 24, 2010
Pesquisa na comunidade: apresentação do diagnóstico
O diagnóstico aponta para a necessidade do fortalecimeno das ações de advocacy que estão sendo trabalhadas junto às comunidades participantes do Projeto.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Joelma Oliveiraterça-feira, março 23, 2010
Visita do Conselho Municipal de Assistência Social
A Casa Pequeno Davi recebeu a visita porque solicitou a renovação do certificado de funcionamento emitido pela CMAS. O certificado é conferido a todas as instituições registradas e que desenvolvem trabalhos ligados a assistência social.
Segundo Hélio Pacheco, as visitas estão sendo realizadas a várias instituições do município independente da solicitação da renovação do certificado. "As visitas estão sendo feitas para conhecer os trabalhos, independente de renovação dos certificados", explicou Hélio Pacheco. Outras instituições estão sendo visitadas pelo CMAS, inclusive as mais novas. Na oficina de Artes Visuais, o conselheiro Hélio Pacheco (esq.) conversou com o educador Ilson Moraes. Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Ana Raquel e Joelma Oliveira
quinta-feira, março 18, 2010
Oficina sobre conjuntura política
terça-feira, março 16, 2010
Acompanhamento escolar
O acompanhamento escolar não é desenvolvido nos moldes do tradicional reforço escolar em que as crianças fazem as tarefas da escola. "As tarefas sobre linguagem, matemática, meio ambiente, datas importantes do nosso calendário, saúde são enriquecidas por meio de atividades práticas, como jogos, parcerias de espaços públicos, aulas-passeios e contação de histórias", disse a educadora Edna Lopes.
sexta-feira, março 12, 2010
Crianças visitam a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres
Durante o mês de março, o tema das atividades com crianças, adolescentes e familiares é: Quem somos nós? Respeitando a Diversidade...Direitos humanos.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.comA partir do diálogo saiu como resultado o terceiro artigo para a construção coletiva do contrato de convivência do grupo: "Meninos e meninas têm direitos e deveres iguais. Portanto ambos os lados devem se respeitar com gentiliza".
quarta-feira, março 10, 2010
Visita da consultora da União Europeia
O Projeto que tem como objetivo articular comunidades e poder público para, juntos, atuarem em busca do desenvolvimento local é desenvolvido em parceria pela Casa Pequeno Davi, Pastoral do Menor e Associação Comunitária Nova Vida nos municípios de João Pessoa e Sapé.
Mirley Jonnes (Casa Pequeno Davi), Grazia Faieta e Angela Brightling (Concern Universal).
Acompanhada pela coordenação da Casa e técnicos do Projeto, Grazia conheceu os espaços das atividades realizadas.segunda-feira, março 08, 2010
Santa Rita discute trabalho infantil
O Seminário Enfrentamento ao Trabalho Infantil de Santa Rita aconteceu no dia 05 de março, em parceria com Prefeitura Municipal, Rede Local de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente e Conselho Municipal dos Direitos da Criança (CMDCA). A mesa redonda "Trabalho Infantil: conceito, história e legislação" foi abordada por Senharinha Soares, Coordenadora do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil na Paraíba (Fepeti-PB) e Dra. Klébia Borba, Defensora Pública Estadual.
Na mesa redonda "Trabalho Infantil: causas, consequências e alternativas" participaram a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil Estadual (PETI), Viviane Carvalho e Manoel Campos, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). O tema da mesa redonda "Ações de Enfrentamento ao Trabalho Infantil" contou com representações do município de Santa Rita: Secretaria de Bem Estar Social-PETI, Tereza Alves, Conselho Tutelar, Edivânia Pires, e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Valdênia Paulino.
A reflexão dos atores do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) a partir das discussões dos debatedores das mesas e o aprofundamento do tema, nos trabalhos em grupo, culminaram com propostas que vão subsidiar a rede local do município que se comprometeu com criação de um Grupo de Trabalho (GT) sobre o trabalho infantil. Na avaliação de Rose Veloso, coordenadora do Petir, um aspecto importante do seminário foi "a convergência das falas no sentido de investir as políticas públicas de enfrentamento ao trabalho infantil, para além do PETI", avaliou Rose Veloso.
Nos trabalhos em grupos os(as) participantes aprofundaram as discussões das mesas e construíram propostas/encaminhamentos para o município.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Joelma Oliveira e Roberta Chaves
Primeiro BAZAR do ano!
sexta-feira, março 05, 2010
Comunidade leva prioridades para Audiência do Orçamento Democrático
Reivindicações e encaminhamentos
O grupo havia se reunido, no dia 25 de fevereiro, para formação sobre Orçamento Democrático e Participão, ação do Projeto Juntos pelo Desenvolvimento, em Defesa dos Direitos /CSCF e elegeu algumas prioridades para apresentar na Audiência do Orçamento Democrático.
A partir das discussões foram escolhidas algumas prioridades e entre elas uma que fosse apresentada na Audiência. Dentre os desafios enumerados: a questão do esgoto e do lixo na "Terra do Nunca"; a urgência na celeridade da relocação da Comunidade do "S"; o esgoto nas proximidades do Presídio e o lixo na barreira. Dentre as reivindiações apresentadas, a solicitação de vigilância para a Unidade de Saúde da Família, como encaminhamento da reunião do grupo com aequipe da USF.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Mirley Jonnes
Seguindo exemplo!
Beatriz Brito está seguindo o exemplo da avó Vetúria Brito que dedica à Casa Pequeno Davi praticamente desde a fundação. Vetúria foi diretora da instituição e continua colaborando com ações voluntárias de forma ímpar. Beatriz parece não fugir as raízes, se dedica às atividades demonstrando habilidade e gosto pelo que pretende desenvolver. Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Ana Raquel
terça-feira, março 02, 2010
Lideranças do Roger avaliam melhoria na USF após reforma
“Terra do Nunca” recebe visita de lideranças do bairro
Após conversa com os moradores da comunidade, a comissão decidiu pela confecção de uma faixa para ser levada para a reunião da Audiência do Orçamento Democrático da 10° Região que acontecerá na quarta-feira, 03 de março, às 19h30, no Jardim 13 de Maio, como uma forma de chamar a atenção dos gestores públicos para o problema.