segunda-feira, novembro 30, 2009

Capacitações do Selo UNICEF Município Aprovado

Começa primeira rodada de capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado
Do Semiárido, 132 municípios paraibanos aderiram ao Programa Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 e começam esta semana o processo de capacitação rumo à certificação internacional. Souza, Campina Grande e João Pessoa, 01 a 04 de dezembro – Com o slogan
“O mundo inteiro vai ver o seu município com bons olhos”
começa a nova edição do Selo UNICEF Município Aprovado. A primeira rodada de capacitação acontece esta semana em três municípios: Souza (1/12), Campina Grande (3/12) e João Pessoa (4/12). Divididos em três polos, os 132 municípios, estarão representados pelos articuladores locais e presidentes de Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.
“Tivemos mobilização de 132 municípios da Paraíba no Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012. É uma grande promoção articulada pelos direitos das crianças e adolescentes de Pernambuco. Cada uma delas requer cuidados e atenção integral do município e é neste campo que se insere o Selo ao promover a saúde, a educação e a proteção integral , com muita participação social. Os prefeitos e prefeitas estão de parabéns pelo compromisso”, comenta Salvador Soler, coordenador do escritório UNICEF Recife, que atende Alagoas, Paraíba e Pernambuco.
A partir da primeira rodada de capacitação, que começa esta semana, os municípios irão participar de um ciclo de encontros e atividades durante os próximos três anos. O objetivo é provocar uma ampla mobilização local para garantir prioridade absoluta às crianças e adolescentes. Por um lado, os municípios serão estimulados a conhecer, debater, monitorar e avaliar seus indicadores na área de Saúde, Educação, Proteção. Por outro lado, serão promovidas atividades de participação social ligadas a temas como Arte, Cultura e Comunicação para a Diversidade Étnico-racial; Educação para a Convivência com o Semiárido; e Esporte e Cidadania. Ao final do trabalho, em 2012, os municípios serão avaliados e aqueles que mais se destacarem serão certificados com o Selo UNICEF Município Aprovado.
“Os objetivos do Selo estão ligados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e, portanto, os municípios envolvidos estarão contribuindo para o Brasil alcançar este compromisso internacional”, destaca Salvador Soler. A iniciativa conta com o apoio da Petrobras e é a contribuição do UNICEF ao Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, completa o coordenador.
O que é o Selo UNICEF Município Aprovado – O Selo UNICEF é uma metodologia que tem como base a mobilização social, o desenvolvimento de capacidades e o monitoramento das políticas públicas implementadas. Sendo também um reconhecimento internacional ao esforço dos municípios no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência. Lançado no Ceará, há 10 anos, o Selo teve o seu lançamento nacional em abril de 2005 nas cidades de Petrolina e Juazeiro. A iniciativa faz parte da contribuição do UNICEF ao Pacto Um mundo para a criança e adolescente do Semiárido, compromisso firmado em junho de 2004 e renovado em 2007 pelo Presidente da República, 11 ministros de Estado e os governadores dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O Pacto conta ainda com o compromisso de mais de 80 organizações da sociedade civil, organismos internacionais e empresas. O Pacto do Semiárido conta com o apoio e a participação do governo federal. O compromisso traduz um esforço coletivo para que cada município alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, assegurando a cada criança e adolescente o direito a sobreviver e se desenvolver, aprender, proteger(-se) do HIV/aids, crescer sem violência, ser prioridade absoluta nas políticas públicas e ser respeitado na sua identidade étnico-racial.
---------------------------------------- Municípios participantes na Paraíba – Edição 2009-2012
Polo 1 - Sousa - 37 municípios - Data: 01 Dezembro 2009
Polo 2 - Campina Grande - 60 municípios - Data: 03 dezembro 2009
Polo 3 - João Pessoa - 35 municípios - Data: 04 dezembro 2009
(Texto: Comunicado de imprensa enviado pelo Unicef)
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

Inscrições abertas

II Seminário de Direitos Humanos relativos à criança e ao adolescente.
03 e 04 de dezembro, no Sebrae.
Inscrições e informações: www.direitodacrianca.com.br
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

quarta-feira, novembro 25, 2009

XII Semana Cultural

"Vivenciando a Cultura Popular" é o tema da XII Semana Cultural da Casa Pequeno Davi, no período de 02 a 04 de dezembro. O evento faz parte do calendário da instituição que aborda, a cada ano, uma temática desenvolvida nas oficinas permanentes com as crianças e adolescentes; e nas formações para familiares e educadores (as). Além de mostrar o trabalho interno realizado com os públicos da organização, a Semana Cultural é um espaço que reúne artirtas locais de várias expressões: música, dança, artes visuais, artesanato, entre outras.

A XII Semana Cultural traz no encerramento (04/12) apresentações de Vó Mera e seus netinhos, Maracatu Maracaíba, Tribo Indígena Xavante (Alto do Mateus), desfile de roupas, bolsas costumizadas, resultado da oficina com familiares e mulheres da comunidade, valorizando o Centro Histórico de João Pessoa entre outras atrações.

Programação: 02 - Abertura (Brincadeiras populares) com o público interno. 03 - Apresentações culturais das escolas e instituições parceiras. 04 - Encerramento às 18 horas, na Casa Pequeno Davi (Rua João Ramalho, 195 - Roger).
Você é nosso(a) convidado(a)!
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

Seminário de DH enfoca a criança e o adolescente

50 anos da Declaração dos Direitos da Criança

Período: 03 e 04 de dezembro de 2009

Local: Auditório do Sebrae - Bairro dos Estados

O II Seminário de Direitos Humanos relativos à criança e ao adolescente é um momento comemorativo e reflexivo acerca da Declaração Universal dos Direitos da Criança (1959) e da Convenção dos Direitos da Criança (1989) como marcos históricos na luta pelo reconhecimento dos direitos e busca de suas garantias. A conferência de abertura será ministrada por Rosilea Wille, Cordenadora Geral de Direitos Humanos/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade/MEC.

A programação vai contemplar mesas-redondas com os temas: Trabalho infantil e políticas públicas; Piores formas de trabalho infantil; O Poder Judiciário e o Ministério Público na efetivação dos direitos da criança e do adolescente e o Sistema normativo brasileiro e a proteção da criança e do adolescente.

São promotores do evento o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. São órgãos apoiadores: Ministério Público do Trabalho, Superintendência do Trabalho e Emprego na Paraíba, Universidade Federal da Paraíba/Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários e Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Público: conselheiros de direitos da criança e do adolescente, conselheiros tutelares, conselheiros de assistência social, membros das comissões municipais do programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), técnicos das secretarias de assistência social, educação e saúde, professores(as), estudantes universitários, crianças e adolescentes.

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

segunda-feira, novembro 23, 2009

Pelo aniversário da Declaração dos Direitos da Criança

O aniversário de 50 anos da Declaração Universal dos Direitos da Criança foi lembrado com a realização de um corrida de rua, promovida pela Casa Pequeno Davi e instituições parceiras.
A 2ª Corrida de Rua da Casa Pequeno Davi teve como objetivo integrar a instituição, as escolas parceiras e a comunidade do Roger, através da realização de eventos esportivos visando fortalecer o direito ao esporte e ao lazer.
Na premiação, após apresentação da Dança de Rua.
Oficina de Dança de Rua
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Joelma Oliveira e Josiana Francisca

quarta-feira, novembro 18, 2009

Intercâmbio fortalece as ações de protagonismo adolescente

Mensalmente um grupo de adolescentes das instituições parceiras do projeto Educação (Con) Vivência integram se encontram para atividade de intercâmbio. O grupo vem ampliando a participação e o envolvimento de cada um(a) nas ações do Projeto e nos espaços (escolar, familiar e comunitário). O grupo se reuniu no dia 17 de novembro, na Casa Pequeno Davi.
Atividades em grupos, reflexões sobre temas (educação integral, meio ambiete, convivência em grupo, entre outros) e a troca de experiências têm motivado cada vez mais a participação do grupo.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Joelma Oliveira

segunda-feira, novembro 16, 2009

Oficina de contação de histórias

Educadoras (es) que participam do Projeto EDUCAÇÃO (CON) VIVÊNCIA INTEGRAL tiveram formação em contação de histórias com a atriz a arte-educadora Ingrid Trigueiro, no dia 13 de novembro.

O processo de formação para as (os) educadoras(es), enfocando os temas afins ao Projeto, tem sido contínuo para atingir os objetivos. Segundo a coordenadora do projeto Rose Veloso, o tema foi trabalhado na perspectiva de mostrar que contar e ouvir história é um ato de carinho que estimula a convivência e, por isso, é um ótimo instrumento pedagógico.

Arte-educadora e atriz Ingrid Trigueiro

Educadoras fazem exercício em grupo

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Rose Veloso

sexta-feira, novembro 13, 2009

Comemorando a Declaração Universal dos Direitos da Criança

2ª Corrida de Rua

Para comemorar os 50 anos da Declaração Universal dos Direitos da Criança, a Casa Pequeno Davi promove no dia 20 de novembro a II Corrida de Rua com o tema “Comemorando a Declaração Universal dos Direitos da Criança”. O evento tem como objetivo integrar a instituição, as escolas parceiras e a comunidade do Roger, através da realização de eventos esportivos visando fortalecer o direito ao esporte e ao lazer.

A programação começará às 15h00, com a concentração em frente a Casa Pequeno Davi. O percurso da corrida será de mil e quinhentos metros, para as categorias: sub-10, sub-14 e sub-18 masculino e feminino. Os (as) cem primeiros (as) inscritos vão receber camisetas, e serão entregues medalhas para os (as) setentas primeiros (as) colocados (as). As seis primeiras colocações (das três categorias) serão contempladas com troféus. O evento é uma promoção da Casa Pequeno Davi com participação de escolas escolas EMEF Frei Afonso, EMEIEF João Coutinho, EEEF Ana Higina e as organizações parceiras CRC Maria Borges, Centro Cultural Piollin, Império do Samba.

Programação:

15h00 - Concentração

15h15 - Entrega de fitas por categoria

15h30 - Saída da 1ª prova: Categoria de 07 a 10 anos (masculino e feminino)

15h45 – Saída da 2ª prova: Categorias de 11 a 14 anos e 15 a 18 anos (masculino e feminino)

Chegada

Solenidade de premiação

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 | casapequenodavi@gmail.com

quarta-feira, novembro 11, 2009

Ações do Claim fortalecem lideranças e comunidade

Agentes de saúde (Roger I e II) se reuniram com articulador do Projeto Claim para discutir encaminhamentos da criação do Conselho Distrital de Saúde do Roger.

A primeira reunião que aconteceu no dia 10 de novembro, contou com a participação da apoiadora do Roger e dos (as) agentes de saúde. O o objetivo da reunião foi traçar estratégias para criação do Conselho Distrital de Saúde do Roger, a partir do fortalecimento dos atores diretamente envolvidos. Segundo Mirley Jonnes, articulador político da Casa Pequeno Davi e técnico do Projeto Comunidade Conquistando seus Direitos (Claim) a reunião marcou o início de um processo cuja proposta é a criação do Conselho, e fortalecer o debate com os(as) agentes é o primeiro passo para atingir os objetivos.

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

terça-feira, novembro 10, 2009

Seminário do Fórum DCA tem participação de adolescentes e jovens

“A incidência da Sociedade Civil na construção da política nacional para crianças e adolescentes do Brasil” foi o tema da palestra central do Seminário Estadual do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA-PB), promovido pelos fóruns nacional e estadual, o evento teve como objetivo promover a articulação em nível estadual, nos dias 05 e 06 de novembro, em João Pessoa.
Dentro da programação aconteceu o Intercâmbio de Adolescentes em nível regional para promover a troca de experiência das ações desenvolvidas. O seminário também serviu para aprofundar a reflexão sobre a importância da participação de criança e adolescente nos espaços políticos. Vale destacar o fortalecimento das ações de protagonismo juvenil do Fórum Estadual.
Ainda foram pontos da programação o Orçamento Criança e Adolescente (OCA), na perspectiva do acesso e monitoramento e a reunião de avaliação do Fórum Nacional e da coordenação estadual.

O grupo de sapateado da Casa Pequeno Davi (Setor Casa Menina Mulher) se apresentou na programação cultural

Jovens protagonistas da Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes da Paraíba (Remar)

Assessoria de Comunicação - 3421-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Margareth Medeiros

sexta-feira, novembro 06, 2009

Formação com o tema CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Educadores(as) do Projeto Educação (Con) Integral participam de formação no dia 13 de novembro (sexta) sobre CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS. A atividade tem como assessora a atriz e arte-educadora Ingrid Trigueiro.
CONVITE
João Pessoa, 06 de novembro de 2009

O Projeto EDUCAÇÃO (CON) VIVÊNCIA INTEGRAL espera você da saúde, educação e assistência social que acredita que contar e ouvir história é um ato de carinho que estimula a convivência e, por isso, é um ótimo instrumento pedagógico para enveredar /aprofundar no mundo das contações que encantam.

ASSESSORIA: Ingrid Trigueiro - Atriz e arte-educadora

DATA: 13 de novembro de 2009 (6ª feira)

MANHÃ: 07:30 às 11:30 ou TARDE: 13:30 às 17:30

LOCAL: Casa Pequeno Davi (Rua João Ramalho, 195 – Roger – 3241.5263)

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

Aluno da Oficina de Artes Visuais expõe com artistas locais

Por que Sapatos? Este é o nome da exposição que está aberta no Centro Cultural São Francisco no período de 05 a 30 de novembro, com a participação dos artistas Albanice Uchoa, Ana Viana Ducarmo Barros, Eliana Jardim, Eulâmpio, Glauco Menezes, Ilson Moraes, Vanusa Pontes, Moema Paiva, Norma Montenegro, Rogéria Gomes, Sílvio Feitosa e Wanderley Nascimento.
O grupo de artistas do Ateliê Ilson Moraes que também é educador e coordenador do setor de arte-educação da Casa Pequeno Davi, dentro de uma proposta de levar a arte a uma parte da população que tem pouco acesso às diversas formas de cultura vem participando das atividades culturais da Casa que promovem exposições nas feiras de arte e cultura.
Juntamente com o grupo do ateliê o trabalho em óleo sobre tela de Wanderley enfoca a cultura popular, a presença dos sapatos representa o dançar das pessoas, a interação do povo com sua cultura. Wanderley é aluno da Oficiana de Artes Visuais da Casa Pequeno Davi e agora é convidado a fazer parte do grupo.
Para o artista Ilson Moraes a exposição, que já foi apresentada na Pinacoteca da UFPB, "não tem a pretensão de ensinar o que é arte, mas sim questionar a nossa forma de ver, muitas vezes talhada por uma exatidão e dureza que não nos permite flexibilidade do pensar e sentir. Talvez saiamos dessa mosta com a sensaçção de estarmos pisando em outro chão e descalços. Afinal por que sapatos?", reflete o artista.
Wanderlei (à direita) ao lado dos pais, de Rose Veloso e do educador e artista Ilson Moraes.

Os pais observam o trabalho do filho.

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Márcio Silva

Oficinas se apresentam nos 20 anos da Comunidade São Judas Tadeu

As oficinas de Flauta, Pífano e Dança de Rua se apresentaram nas comemorações dos 20 anos da comunidade São Judas Tadeu, no Alto do Mateus, acompanhados(as) pelos educadores Gabriel Silva e Gutemberg Nascimento. O convite foi feito pela organização do evento para a parte cultural da programação.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

terça-feira, novembro 03, 2009

Fórum Estadual DCA realiza seminário

Nos dias 05 e 06 de novembro acontece, em João Pessoa, o Seminário Estadual do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum Estadual DCA), promovido pelos fóruns nacional e estadual, com objetivo de promover a articulação em nível estadual. O eixo do seminário é a palestra “A incidência da Sociedade Civil na construção da política nacional para crianças e adolescentes do Brasil”.
O evento acontecerá no Hardman Praia Hotel (Av: João Mauricio, 1341 - Manaira.
Programação
Dia 05 /11/2009
14:00 Credenciamento e entrega de material 15:30 Acolhida - Apresentação Cultural – Lanche. 15:45 Abertura 16:00 Palestra Nacional: Francisco Lemos “A incidência da Sociedade Civil na construção da política nacional para crianças e adolescentes do Brasil”. 17:00 Debate 17: 30 Construção de agenda – Contribuição da Sociedade Civil na Política Nacional da Criança e Adolescente. 18:15 Intercambio de Adolescentes: Troca de experiência regional – Ações desenvolvidas . A importância da participação de criança e adolescente nos espaços político 19:00 – Jantar. 20:00 – Assembléia do Fórum Estadual – Eleger nova Diretoria Estadual – 21:00 – Finalização das atividades.
Dia 06 /11/2009
08: 00- Café 09:00 –Apresentação Cultural – 09: 20- Palestra:Orçamento Criança e Adolescente- OCA – Como participar. (Acesso e Monitoramento). Sistematizador: Natalício Meneses.
10:20 – Debate. 10:40 – Trabalhos em Grupos. 11:10 – Apresentações dos Grupos em plenária. 12:30 – Almoço 14:00 – Reunião do FNDCA e Coordenação Estadual. 15:30 – Avaliação e encerramento.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com