quarta-feira, julho 29, 2009

Protagonismo e liderança de adolescentes

Adolescentes e jovens das escolas e instituições parceiras do Projeto Educação (con) Vivência Integral se reuniram no dia 28 de julho para discutir o fortalecimento das ações de protagonismo em rede.
O grupo teve o acompanhamento das educadoras Lindalva Nunes (Casa Pequeno Davi) e Simone Alves (Centro Cultural Piollin), além de Rose Veloso (coordenadora do Projeto).
Dinâmicas envolveram os adolescentes e jovens nas discussões.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Rose Veloso

segunda-feira, julho 27, 2009

Educação é convivência integral

O termo de compromisso entre os projetos e o Programa Juntos pela Educação foi assinado no dia 21 de julho com a presença dos representantes das instituições proponentes e parceiras.
O Programa Juntos pela Educação (Instituto C&A, Fundação Vitae e Instituto Arcor Brasil) vai apoiar a 3ª Edição de projetos na Região Metropolitana de João Pessoa. São seis projetos na Paraíba, nos municípios de João Pessoa, Santa Rita e Lucena.
1. Caixa Escolar Zumbi dos Palmares - Rede de Saberes. 2. Centro Cultural Bájò Ayò - Cata aqui, cata acolá, juntos vamos transformar. 3. Centro Educacional Municipal Durmeval Trigueiro Mendes - Crer – Ser em Tempo Integral. 4. Associação de Apoio ao Trabalho Cultural, Histórico e Ambiental - Roda, Rede! Prevenção, Letramento e Inclusão Social. 5. Pia Sociedade de Pe. Nicola Mazza - Janelas Abertas para a Educação. 6. Casa Pequeno Davi - Educação: (con) vivência integral.
Representantes do Projeto Educação: (con) vivência integral, cuja instituição proponente é a Casa Pequeno Davi
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Josiana Francisca

sexta-feira, julho 24, 2009

Parabéns pelos 24 anos!

No dia 24 de julho todas as homenagens e celebrações foram para os vinte e quatro anos da Casa Pequeno Davi. A Oficina de Flauta fez uma apresentação para crianças, adolescentes e educadores(as).
Tudo começou em 1985, com uma estrutura totalmente diferente da atual. O espaço de intervenção junto às crianças e adolescentes era a rua, mas já com o desejo de contribuir com a mudança de vida de crianças e adolescentes.
Hoje comemorando 24 anos a Casa Pequeno Davi é uma organização não governamental que vem fazendo a diferença quando se trata da luta pela efetivação Estatuto da Criança e doAdolescente.
São mais de duas décadas somando forças com outras organizações governamentais e não governamentais nas linhas de educação, arte e cultura, enfrentamento às várias formas de violência, entre elas o trabalho infantil.
A oficina de flauta é uma das que possibilita um trabalho educativo pedagógico.
Asssessoria de Comunicação - 3241-5263
casapequenodavi@gmail.com Fotos: Edna Lopes.

quarta-feira, julho 22, 2009

Conferência da criança em discussão

O I Encontro de Formação de Adolescentes da Região metropolitana - crianças e adolescentes em espaço de cidanania realizado no dia 17 de julho reuniu mais de noventa adolescentes e jovens para discutir os eixos da VI Conferência Estadual que acontecerá em setembro, em João Pessoa. O processo de participação dos adolescentes e jovens começou antes da realização do evento.

As adolescentes Geisielly e Elaine da Casa Pequeno Davi/Setor Casa Menina Mulher estavam responsáveis pela coordenação do Eixo Gestão da Política.

O encotro foi promovido pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA). O planejamento e a organização ficaram sob a responsabilidade do Fórum Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA-PB) e da Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes de João Pessoa (REMAR) que trabalham com o protagonismo infanto juvenil.
Trabalhos em grupo discutiram os eixos da Conferência Estadual.
A VI Conferência Estadual tem como eixos: Promoção e universalização de direitos em um contexto de desigualdades; Proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes; Fortalecimento do sistema de Garantia de Direitos; Participação de Crianças e Adolescentes em espaços de cidadania; e Gestão da Política.

A apresentação do Sistema de Garantia de Direitos foi feita pelo adolescente Cleiton, também da Casa Pequeno Davi/Setor Casa Menina Mulher.

Assessoria de Comunicação 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Josiana Francisca

sexta-feira, julho 17, 2009

Convite LANÇAMENTO...

Na sexta, 24 de julho, a Casa Pequeno Davi enquanto entidade proponente vai lançar o Projeto Educação (con) Vivência Integral - 3ª Edição. O evento será no Centro de Referência da Cidadania Maria Borges (Av. Conconceição Cabral, S/N - Roger), às 14h59.

O Projeto rcebeu novos parceiros para a terceira edição: Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil - CAPSi Cirandar e das Estratégias de Saúde da Família (ESF’s I, II e III). Estas somam forças com as entidades parceiras das edições anteriores: Associação Cultural Império do Samba; Casa Pequeno Davi/Casa Menina Mulher (Proponente); Centro Cultural Piollin; Centro de Referência da Cidadania “Maria Borges”; Escola Estadual Ana Higina e Escola Estadual de Educação Especial (EDESP); escolas municipais Frei Afonso; João Coutinho e Santos Dumont.

O “EDUCAÇÃO: (CON) VIVÊNCIA INTEGRAL” tem como objetivo geral do projeto é “Mobilizar Instituições do pólo Varadouro/Roger, a partir de suas competências, na construção de uma rede na perspectiva de contribuir para o exercício de cidadania de crianças e adolescentes por meio da educação integral”.

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

quarta-feira, julho 15, 2009

I Encontro de Formação de Adolescentes

Os adolescentes Claiton, Elaine e Geissiele são os representantes da instituição no evento, por também já representarem a Casa Pequeno Davi no Fórum Estadual DCA (Região Litoral).

No dia 17 de julho adolescentes da Casa Pequeno Davi (Setor Casa Menina Mulher) participarão do I Encontro de Formação para Adolescentes da Região Metropolitana de João Pessoa como preparação para a Conferênca Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, a ser realizada em setembro próximo.

Equipe em reunião de preparação do I Encontro

Além de ter como objetivo ampliar a capacidade de discussão junto ao tema central da Conferência Estadual e dos a serem abordados na Conferência Estadual, de maneira articulada com instituições não governamentais e com a participação de crianças e adolescentes, o evento também marca um momento de reflexão sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e ilustra que participação e cidadania se aprende e se exercita basta que acreditemos no potencial de nossa infância e juventude.

O evento acontecerá na Escola do Servidor Público do Estado da Paraíba (ESPEP), situada na Rua. Neuza de Souza Sales - S/N – Mangabeira VII – João Pessoa – Lateral ao DETRAN/PB.

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

segunda-feira, julho 13, 2009

A cigarra e a formiga

A contadora de histórias Melânia Silveira envolveu as crianças para contar a fábula "A cigarra e a formiga" .
Melânia atraiu a atenção das crianças, tanto das que já conheciam como as que ouviram a história pela primeira vez.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Joelma Oliveira

Assinatura de Convênio

No dia 21 de julho, no Hotel Ouro Branco, a Casa Pequeno Davi assina Convênio com o Juntos pela Educação (Instituto Arcor Brasil, Fundação Vitae e Instituto C&A), para oficializar as ações da terceira edição do Projeto Educação (con) Vivência Integral realizado no Polo Roger/Varadouro, em João Pessoa.

A programação

8:30 - 8:40 - Abertura; 8:40 - 8:45 - Apresentação em PPT; 08:45-10:15 - Apresentação dos projetos/equipe - Equipe de cada instituição; 10:15 - 10:30 - Entrega T.C. p/projeto e Leitura das condições gerais da parceira; 10:30 - 11:00 - Leitura em grupos p/projetos/ Assinatura; 11:00 - 11:05 - Orientações Gerais; 11:05 - 11:15 - Apresentação fotos/depoimentos edições anteriores; 11:15 - Encerramento.

Parceiros - A terceira edição vai contar com a adesão de novos parceiros: Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil - CAPSi Cirandar e das Estratégias de Saúde da Família (ESF’s I, II e III) somando às instituições da segunda edição: Associação Cultural Império do Samba; Casa Pequeno Davi/Casa Menina Mulher (Proponente); Centro Cultural Piollin; Centro de Referência da Cidadania “Maria Borges”; EEFF Ana Higina e Escola estadual de Educação Especial (EDESP); EMEF Frei Afonso; João Coutinho e Santos Dumont.

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

sexta-feira, julho 10, 2009

Visitas conhecem a Casa Pequeno Davi

A Casa Pequeno Davi recebeu a visita, no dia 08 de julho, do irlandês Alex e da brasileira Myriam. Através da internet descobriram e resolveram conhecer o trabalho da instituição.

Myriam é do Rio de Janeiro, mas morou na Irlanda durante muitos anos. O interesse em fixarem moradia em João Pessoa, o que ambos estão querendo, traz para a Casa Pequeno Davi a possibilidade de tê-los como voluntários até o final desse ano.

Acompanhados da coordenadora Cláudia Costa, conheceram o espaço físico e as atividades nas oficinas. No momento da visita as crianças estavam em atividade no espaço da horta.

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Joelma Oliveira

terça-feira, julho 07, 2009

19 anos do ECA

O Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA) completa, no dia 13 de julho, dezenove anos de criação. Uma luta de muitos(as), mas ainda legitimado por poucos(as). O desconhecimento do ECA reforça o não cumprimento de uma lei que tem como objetivo garantir os diretos da infância e adolescência.
Com sua missão respaldada pelo ECA, a Casa Pequeno Davi tem sido uma das instituições da sociedade civil que luta pelo cumprimento efetivo da Lei 8.069/1990, que traz no seu artigo 4º o que todos(as) devemos garantir a meninos e meninas independente de qualquer situação (classe social, etnia, religião, etc).
"É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária".
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Foto: Acervo Casa.

segunda-feira, julho 06, 2009

"O capineiro do meu pai"

Ouvir e contar histórias nos faz dar asas à imaginação...
As crianças da Casa Pequeno Davi serão contempladas até o final do ano com uma parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). A atriz e contadora de histórias Melânia Silveira, uma vez por semana, apresentará uma história para a meninada.
A parceria já começou. No dia 06 de julho, Melânia apresentou "O capineiro de meu pai", história de domínio público contada pela atriz com requintes de emoção nos gestos e palavras. O contador ou a contadora de histórias tem o dom de dar emoção às palavras e gestos. Faz o público viajar para um mundo criado a partir da imaginação.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com Fotos: Joelma Oliveira

sexta-feira, julho 03, 2009

Casa Pequeno Davi lança edital para seleção de pessoal

A Casa Pequeno Davi está selecionando pessoal para as funções de Coordenadores/as de Setor; Coordenador/a Geral; Educadores/as; Assistente Financeiro; Contador/a e Assessor/a de Comunicação. A seleção será feita para compor a equipe do Projeto Erradição do Trabalho Infantil em Rede (Petir) financiado com recursos repassados pela Petrobras ao Fundo Estadual da Criança e do Adolescente (Fundec) . Ao todo serão contratados(as) 17 profissionais para desenvolver atividades com crianças e adolescentes nas entidades parceiras do projeto: Casa Pequeno Davi, Associação Comunitária Nova Vida na cidade de Sapé e Pastoral do Menor. Mais informações consulte: http://www.pequenodavi.org.br/
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

Contando história

Na segunda, dia 06 de julho, a Casa Pequeno Davi recebe a contadora de histórias Melânia Silveira, da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
Melânia vai contar a história de domínio público "O capineiro de meu pai". A atividade acontecerá nos dois horários: manhã, (8h30) e tarde, (14h30).

Um momento especial para as crianças e adolescentes da Casa que, depois do recesso junino, voltam às atividades com uma atividade lúdica e prazerosa.

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com