sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Direitos...

Toda criança tem direito a EDUCAÇÃO, SAÚDE, CIDADANIA.
E você pode garantir esses direitos.
Mobilização para garantia dos direitos da criança e do adolescente e convivência integral para uma educação cidadã um projeto implementado pela Casa Pequeno Davi em parceria com a Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes (Remar) com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
O adesivo foi criado como um dos instrumentos de comunicação para ser divulgado nas escolas, instituições e espaços que possam fomentar a discussão pela garantia e implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente. A criação é autoria do designer voluntário Claudio Angehrn.
Assessoria de Comunicação: 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

terça-feira, fevereiro 17, 2009

Carnaval solidário das Muriçoquinhas

A Casa Pequeno Davi caiu na folia na tradicional "Segunda Feira da Alegria" das Muriçoquinhas (16 de fevereiro). Mais que brincar o carnaval, a participação da instituição teve um objetivo solidário. O bloco propôs uma parceira para arrecadar alimentos a serem doados para a Casa.
A Casa agradece o empenho da diretoria do Bloco e reforça a importância de ações em prol de causas sociais.
Adolescentes da Oficina de Dança de Rua representam as crianças e adolescentes.
Os(as) educadores(as) acompanharam os adolescentes e ficaram no ponto de doação.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Onde você guarda o seu racismo?

Capa do livro publicado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea).
Até quando o racismo vai continuar sendo bandeira de luta da sociedade civil? E até quando o governo vai fechar os olhos para as políticas públicas de enfrentamento a este desafio da humanidade?
Educar crianças e adolescentes que convivem com a discriminação racial é um grande desafio para educadores e educadoras. Por isso, campanhas, ações e políticas públicas precisam ser incorporadas ao processo educacional. A exemplo da campanha: Onde você guarda o seu racismo?
Sobre a campanha
Onde você guarda o seu racismo? Este é o slogan de uma campanha sobre o racismo que tem o "objetivo de provocar uma reflexão individual e, principalmente, conscientizar a população de que a luta contra o preconceito racial é responsabilidade de todos". Acesse http://www.dialogoscontraoracismo.org.br/ e tenha mais informações.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

Folia de Rua

Hoje (16 de fevereiro) na "Segunda Feira da Alegria" do Muriçoquinhas "Brinque com Alegria, não brinque com a dengue".
A Casa Pequeno Davi participará do Folia de Rua numa parceria com o maior bloco infantil de João Pessoa, Muriçoquinhas.
A parceira acontece no âmbito social do bloco que promove a campanha junto aos/às foliões mirins para que doem alimentos infantis como (leite, achocolatados, cremogema) que serão repassados para a instituição. Uma forma dos pais incentivaram o espírito de colaboração dos/as filhos/as desde crianças.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

Informações sobre a infância e adolescência

Você conhece a REBIDIA?
A REBIDIA - Rede Brasileira de Informação e Documentação sobre Infância e Adolescência – nasceu em 1996 e é um instrumento a serviço de todos os interessados na questão da infância e adolescência, com especial ênfase nos conselheiros e formuladores de políticas públicas, operadores e gerentes de projetos para o setor, sejam de origem governamental ou não. Trata-se de um sistema descentralizado de documentação e informação sobre infância e adolescência, gerenciado por uma rede de organizações não-governamentais. São cobertas pela REBIDIA áreas do conhecimento tais como:, políticas públicas na área da saúde, assistência social, Direitos da Criança e do Adolescente, Educação; ações sociais, educação, desenvolvimento infantil, segurança alimentar, estatísticas e indicadores sócio-econômicos.
Para conhecer mais acesse: www.rebidia.org.br
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com www.pequenodavi.org.br

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

"Avanços e conquistas"

O seminário "Avanços e conquistas dos direitos da criança e do adolescente ECA e conferências" aconteceu nos dias 12 e 13 de fevereiro, no Xênius Hotel, promovido pela Associação de Prevenção à Aids (Amazona) em parceria com o Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA-PB).
Várias instituições governamentais e não-governamentais participam do evento, cujo objetivo foi discutir os avanços e conquistas alcançados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente ao longo desses dezoito anos. Temas como abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, trabalho infantil e o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes foram trabalhados em círculos temáticos para maior aprofudamento.
Os participantes se diviram em círculos temáticos para aprofundar as discussões.
Oficina de Dança de Rua da Casa Pequeno Davi se apresentou dentro da programação cultural.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

Observatório de Políticas Públicas

Foi lançado durante o seminário "Avanços e conquistas dos direitos da criança e do adolescente: ECA e conferências" o Portal http://www.portaledelei.amazona.org.br/ que trata de um projeto implementado pela Ong Amazona.

O Projeto É de Lei: o ECA nas ondas da radiodifusão comunitária cujo objetivo era levar a discussão dos dezoito anos do Estatuto para as comunidades de baixa renda, onde prevalece a falta de oportunidade para debater de forma apropriada o tema.

O seminário promovido pela Associação de Prevenção à Aids (Amazona) e Fórum DCA-PB, nos dias 12 e 13 de fevereiro, reuniu representantes de várias instituições governamentais e não-governamentais e de adolescentes protagonistas. Os(as) participantes se inscreveram em três círculos temáticos: Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes; Trabalho infantil; e Sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes oa quais geram um grande debate na plenária de encerramento.

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

9º Salão de Artesanato da Paraíba

Alunos(as) de Artes Visuais da Casa visitam o 9º Salão

Alunos(as) com o ex-estagiário Davi, ao lado de quadros de Ilson Moraes

Alunos e alunas da Oficina de Artes Visuais da Casa Pequeno Davi visitaram dia 11 de fevereiro, o 9º Salão de Artesanato e Arte Popular da Paraíba.
Segundo o arte-educador e artista plástico Ilson Moraes, que também está expondo no Salão, "a visita foi uma grande oportunidade pois além do artesanato e da arte popular o Salão conta com uma exposição de artes plásticas em que se pode observar trabalhos abstratos, expressionistas, impressionistas, etc. No tocante à arte popular é possível perceber a riqueza com que são trabalhadas as matérias-primas, madeira, cerâmica, pedra, etc. Isso faz com que o Salão ofereça, além da apreciação a possibilidade de se discutir em sala de aula essa diversidade".
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

terça-feira, fevereiro 10, 2009

2ª Feira da Alegria

Na segunda (16) o Bloco Muriçoquinhas promove a 2ª Feira da Alegria. A Casa Pequeno Davi foi a instituição escolhida pela diretoria para promover uma ação solidária neste dia. Serão arrecadados alimentos não perecíveis que serão repassados para a instituição.
As camisetas do bloco podem ser adquiridas também na sede da Casa Pequeno Davi, no Roger (Rua João Ramalho, 195). Entre no ritmo e adquira a de seu filho ou filha. O preço é apenas R$10,00 (dez reais) e a Casa também receberá um percentual sobre as vendas.
O estandarte da Casa, confeccionado pelo artista Ilson Moraes, educador de Artes Visuais da instituição já está pronto para levar um grande número de foliões e foliãs para a 2ª Feira da Alegria.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 | casapequenodavi@gmail.com | Fotos: Joelma Oliveira

Casa acolhe crianças com brincadeiras

A acolhida das crianças e adolescentes que participarão das atividades durante 2009 aconteceu no dia 09 de fevereiro com educadores e educadores responsáveis pela animação: brincadeiras, envolvimento do grupo.
Educadores(as) cantaram, representaram, dançaram divertindo a todos(as).
Um lanche saudável com frutas foi servido para crianças, adolescentes e educadores(as).
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 | casapequenodavi@gmail.com

segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Educação de qualidade...

Nesta terça (10), às 14 horas na Casa Pequeno Davi acontece e 1ª reunião do Núcleo Gestor do Projeto Educação (con) Vivência Integral, como objetivo planejar as ações de 2009.
O projeto vem sendo desenvolvido em parceria entre a Casa Pequeno Davi, escolas (Frei Afonso, Ana Higina, Santos Dumont e João Coutinho e EDESP); e organizações não-governamentais (Centro Cultural Piollin, Associação Cultural Império do Samba e Centro de Referência "Maria Borges") do Pólo Varadouro/Roger, com apoio do Programa Juntos pela Educação (Instituto Arcor Brasil, Fundação Vitae e Instituto C&A).
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Parceria com o Bloco Muriçoquinhas de Miramar

"Brinque com Alegria, não brinque com a dengue" é o tema educativo das Muriçoquinhas 2009.
A Casa Pequeno Davi recebeu com alegria a proposta de parceria da diretoria do Bloco MURIÇOQUINHAS para uma ação social que o bloco está propondo nas áreas de educação e cultura. Uma parceria que começa na "2ª Feira da Alegria" e se estenderá durante todo o ano com outras ações de responsabilidade social do bloco.
No dia 16 de fevereirao, "2ª Feira da Alegria", haverá um estande na praça das Muriçocas e um Palco na Avenida Epitácio Pessoa cujo objetivo será receber doações de leite em pó, achocolatados, neston, farinha láctea, sustagen, aveia, cremogema, alimentos não pereciveis para serem doados à Casa Pequeno Davi. Nos locais vão estar educadores(as) da Casa e também um grupo de crianças da instituição.
Sobre o bloco
É o maior bloco infantil da semana pré carnavalesca de João Pessoa ( a maior do Brasil). As MURIÇOQUINHAS também proporcionam educação e cidadania, atravéss dos temas de cada ano como Educação no Trânsito e, este ano, o Combate a Dengue. O Bloco Carnavalesco Infantil MURIÇOQUINHAS foi fundado em 1992, buscando criar uma opção de divertimento seguro e de qualidade aos foliões mais jovens, que não acompanhavam o ritmo acelerado da multidão presente nos outros Blocos, oportunizando assim um maior entrosamento entre pais e filhos, num clima de harmonia e alegria de carnaval. (Informações do release do Bloco).
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Parceria e avanços com a Fundação Abrinq

A Casa Pequeno Davi, desde junho de 2008, vem implementando o Projeto "Chega de Mãos Frágeis em Trabalho Duro", em parceria com a Fundação Abrinq. O projeto tem como objetivo "Desenvolver atendimento direto com crianças, adolescentes em risco e egressos do trabalho infantil e também junto aos familiares, escolas e comunidade interferindo na cultura local que reforça o trabalho infantil".

Participação de familiares nas oficinas de formação

Nesses 08 meses de execução podem são destacados os principais resultados: 1) realização de encontros de formação com familiares como também com escolas públicas; c) inclusão de 20 crianças em situação de trabalho infantil no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI.

Atividade em parceira com escolas traz familiares e comunidade para discutir temas como o trabalho infantil.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 http://www.casapequenodavi.blogspot.com/

Casa Pequeno Davi retoma atividades com educadores(as)

De 02 a 06 de fevereiro, a Casa Pequeno Davi está em atividades com os(as) educadores(as) para elaboração do calendário e planejamento para as ações para 2009. As atividades com as crianças e adolescentes começam no dia 09 de fevereiro.
No primeiro dia, uma acolhida para dar as boas-vindas ao grupo trouxe a reflexão a partir do texto de José Hermógenes de Andrade Filho: uma metáfora do(a) educador(a) com o mar.
"Os grandes mestres assim são assim como o mar.
Imensos e cristalinos.
Dão tudo o qe têm.
Não negam aso que saberm buscar,
aos que buscam saber.
Deles os homens se aproximam para tirar proveitos.
Neles se reconfortam.
Deles querem muito.
Mas... acovardadso, ficam na praia.
Ficam ali,
imaginando os tesouros que a profundidade esconde.
Os grandes mestres são assim como o mar.
Lavam as impurezas dos que mergulham e, não obstante,
continuam imaculados.
Assim como o mar, os mestres são inesgotáveis.
Por mais que lhe saquem,
mais ainda têm para dar..."
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Selo de Responsabilidade Cultural

A Casa Pequeno Davi recebeu o Selo de Responsabilidade Cultural , conferido pelo Conselho Estadual de Cultura, por ter sido uma das oito instituições reconhecidas pelo incentivo à cultura do Estado. A solendidade de entrega aconteceu no último dia 29 de janeiro.
A Casa se destacou com mais sete instituições que para o Conselho investiram em ações culturais e se destacaram no ano de 2006: Lojas Maia, Açúcar Alegre, Rede Paraíba de Comunicação, Energisa Paraíba/ Energisa Borborema, Fundação Artística Suellen Carollini, Café São Braz, e Oi. Segundo divulgação da Secretaria de Cultura, o objetivo do Selo é "valorizar as ações de apoio à cultura no Estado".

Ana Raquel França, da coordenação da Casa, agradecendo pelo reconhecimento.

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 casapequenodavi@gmail.com