terça-feira, maio 29, 2007

Bazar na Casa Menina Mulher

Nesta sexta, 1º de junho, a partir das 15 horas, a Casa Pequeno Davi/Casa Menina Mulher promove mais um Bazar.
O bazar será na Rua da República (onde se localiza o Setor Casa Menina Mulher) nas proximidades da antiga Fábrica Matarazzo, em frente a sede do Flamengo.
Dentre as atrações culturais haverá apresentação de grupos de dança. Não perca! O Bazar tem sido uma das ações realizadas pela Casa Pequeno Davi para divulgar a instituição e mobilizar recursos para as atividades com as crianças e adolescentes.
Assessoria de Comunicação: 3241-5263

sexta-feira, maio 25, 2007

Encontro de Voluntariado na Casa Pequeno Davi

Participantes se confraternizam no I Encontro de Voluntariado da Casa Pequeno Davi realizado no dia último dia 24 de maio.
O I Encontro de Voluntariado da Casa Pequeno Davi reuniu várias pessoas que têm contribuído com as ações realizadas com as crianças e adolescentes nas várias oficinas. O prof. Edson Guedes, doutor em Educação (UFPB) ministrou a palestra "A importância do voluntariado como responsabilidade social".
Diego Nóbrega, ex-aluno da instituição, voluntário da Oficina de Música. Hoje cursando bacharelado em Música pela UFPB
Melissa Brenda, filha de João Ladimir (funcionário da Casa), tocou flauta.
Sara e Juan estagiários de Franca e Espanha respectivamente.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 / Fotos: Joelma Oliveira

terça-feira, maio 22, 2007

Casa Pequeno Davi reúne voluntários(as)

I Encontro de Voluntariado da Casa Pequeno Davi terá na programação uma palestra com o tema: "A importância do voluntariado como responsabilidade social", como o prof. doutor em Educação, Edson Guedes, do Centro de Educação (UFPB).
A Casa Pequeno Davi realiza na próxima quinta-feira, 24 de maio, o I Encontro de Voluntariado da instituição com o objetivo de trazer todos(as) os(as) voluntários(as) para o espaço da instituição e promover um maior entrosamento através da troca de experiência e de idéias.
Dia: 24 de maio de 2007 (quinta)
Hora: 16 horas
Local: Casa Pequeno Davi
Assesssoria de Comunicação - 3241-5263

segunda-feira, maio 21, 2007

Representante da Concern Universal na Colômbia visitou a Casa Pequeno Davi

No dia 14 de maio a Casa Pequeno Davi recebeu a visita de Siobhan (Colôbia) e Angela Brightling (Brasil) - representantes da entidade Concern Universal, atualmente constituída como a Associação Concern Universal no Brasil (ACUB).
A vinda de Siobhan ao Brasil foi para conhecer as entidades que estão implementando o Projeto Claim - Brasil - "Comunidades conquistando seus direitos" : Casa Pequeno Davi, Associação Comunitária Nova Vida e Pastoral do Menor. O Projeto tem apoio do Irish Aid - Cooperacion Irlandesa e da ACUB.
Siobhan e Angela Brightling durante visita a Casa Pequeno Davi
Momento de capacitação sobre Lobby Advocacy (24/05/07), no Alto do Mateus.
I Encontro de Voluntariado da Casa Pequeno Davi (25/05/07)
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 / Fotos: Joelma Oliveira

quinta-feira, maio 17, 2007

18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

"COMBATER A IMPUNIDADE É GARANTIR A PROTEÇÃO"
18 de Maio é o Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A Casa Pequeno Davi como faz todo ano, está discutindo o tema nas atividades com crianças, adolescentes e familiares.
Na Casa Menina Mulher foi realizada, dia 08 de maio, uma sessão de filmes com familiares antigos e novatos. Com as escolas articulação tem sido mantida para apresentação da dança de rua e roda com algumas turmas com apoio do grupo de lideranças adolescentes. Além da construção de mural (grupo de formação e artes).
Na Casa Pequeno Davi a sessão de filmes aconteceu na quarta, dia 16 de maio, em dois horários, às 16 e 19 horas para familiares novatos e antigos. Momento com debates e reflexões sobre a temática.
Programação do 18 de maio na Paraíba

Dia 17: Audiência na Assembléia Legislativa, às 11 horas. Dia 18: Ato público na cidade de Sapé (Praça Augusto dos Anjos - a partir das 8h). Dia 31: data prevista para o Lançamento e Pactuação do Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de crianças e adolescentes de João Pessoa.

Outras programações no dia 18: Cajá: evento no Clube Cajaense. Conde: semana de mobilizações. Santa Rita: mobilização no dia. Bayeux: mobilização em frente à Prefeitura. Patos: caminhada.

Assessoria de Comunicação - 3241-5263 / Foto: Arquivo da Casa Pequeno Davi

sexta-feira, maio 11, 2007

Crianças apresentam dança durante visita do UNICEF

Grupos de dança Pequenos Dançantes e Adolescentes em Ação, da Casa Menina Mulher fazem apresentação para visitantes do Fundo das Nações Unidas (UNICEF).
Na parte da tarde do dia 11 de maio os representantes do UNICEF, que participaram de um evento com a REMAR na parte da manhã, visitaram a Casa Pequeno. Foi uma visita de apresentação da instituição. Na ocasião o grupo conheceu as salas das oficinas, o estúdio de música, a biblioteca, o refeitório, o auditório, a difusora, o campo de futebol. A apresentação cultural foi feita pelos grupos de dança da Casa Menina Mulher - Setor da Casa Pequeno Davi.

Representantes da comissão adolescentes lideranças conversam com pessoas do grupo.

Educador José Reinaldo mostra o estúdio de música

Ilson Moraes, coordenador da iniciação profissional, fala da oficina de artes plásticas da qual é educador.
Ana Azevedo (à esquerda) e Jacqueline Greere - Oficial de Projetos e consultora do UNICEF, respectivamente, conversam na biblioteca.
Criança do grupo de dança vê sua imagem gravada durante apresentação
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 / Fotos: Joelma Oliveira e Margareth Medeiros

Casa Pequeno Davi participa de evento da REMAR/UNICEF

Símbolos das entidades que compõem a REMAR expostos no momento inicial
No dia 11 de maio, na programação da atividade do Grupo de Trabalho Aprender, do Fundo das Nações Unidas para a Infância UNICEF - a Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes - Paraíba (REMAR) apresentou sua experiência para a equipe de educação do UNICEF, com a participação de representantes do Ministério da Educação e Cultural (MEC), Dr. Arlindo Queiroz, da Rede de Educação do Semi-árido Brasileiro (Resab-PB), Profa. Adelaide Silva, da Ong de Pernambuco Centro de Cidadania Umbu-Ganzá e oficias do UNICEF dos estados do Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Pará, Pernambuco e Amazonas.

Lorenzo Delaini e Conceição Vanderlei, coordenadores da REMAR

Participaram também representantes das entidades que compõem a Comissão Gestora da Rede: Aldeias Infantis SOS-PB; Associação de Apoio ao Trabalho Cultural, Histórico e Ambiental (Apôitchá); Associação Papa João XXIII no Brasil; Bájò Ayó; Casa Pequeno Davi; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Pessoa (CMDCA); Conselhos Tutelares; Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Forum DCA-PB);Pastoral do Menor; Projeto Beira da Linha; Secretaria Municipal de Educação de João Pessoa e representantes da comissão de adolescentes e jovens protagonistas da entidades.

Dr. Arlindo Queiroz representante do MEC

Adolescentes no momento de apresentação falam da experiência da comissão de protagonistas.

Assessoria de Comunicação - 3241-5263

segunda-feira, maio 07, 2007

Casa Pequeno Davi recebe visita do UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estará nesta quinta-feira (10), em João Pessoa onde representantes da coordenação nacional participam de dois momentos: a apresentação da Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes (REMAR) e visita à instituição Casa Pequeno Davi.

A visita à Casa Pequeno Davi, às 14 horas, é parte da programação da vinda do Fundo das Nações unidas para a Infância (UNICEF) para evento de apresentação do trabalho da Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes – Paraíba que será a partir das 8 horas no Netuanah Praia Hotel, localizado na Avenida Cabo Branco, 2698.

Durante a visita o grupo participará de uma acolhida (apresentação e conversa sobre a Casa), e conhecerá os espaços das oficinas, biblioteca, estúdio de música, refeitório, horta e auditório.

--------------------------------------------------------------------------------------------- A REMAR: Constitui-se numa rede cujo objetivo é favorecer a articulação, a mobilização e a integração dos diversos atores do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente e de suas famílias em vulnerabilidade social da área metropolitana de João Pessoa, em vista da realização da política de proteção integral prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente. A Comissão Gestora é composta por 14 entidades (governamentais e não-governamentais).

Assessoria de Comunicação da Casa Pequeno Davi- (83) 3241.5263

quinta-feira, maio 03, 2007

Grupo de adolescentes da REMAR visita a Casa Pequeno Davi

A visita à Casa Pequeno Davi aconteceu na tarde desta quinta (03/05). Ao todo foram treze adolescentes e jovens da Apôitchá, Pastoral do Menor (Centro Dom Hélder Câmara), Bájò Ayó, Projeto Beira da Linha, Aldeias Infantis SOS-PB, Escola Cônego João de Deus, Escola Virgínio da Gama e Melo e Escola Zumbi dos Palmares.

O grupo visitou todas os espaços da instituição, acompanhados por educadores(as) e membros da coordenação da REMAR

A Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes - Paraíba (Remar) está realizando atividades para o fortalecimento do grupo de adolescentes e jovens protagonistas das entidades que compõem a Rede. Dentre as ações para 2007 estão planejadas visitas às entidades para que o grupo possa conhecer os trabalhos e socializar algumas experiências com as criança, adolescentes e jovens das organizações. A próxima visita está programada para o dia 31 de maio, à Ong Apôitchá, que fica em Lucena.

Os(as) adolecentes conheceram a Difusora Comunitária e conversaram com Luizinho(voluntário). O adolescente Rosielmo deu boas-vindas ao grupo.
Os(as) adolescentes da Casa mostraram os espaços das oficinas e falaram de cada uma para o grupo.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 / Fotos: Joelma Oliveira

quarta-feira, maio 02, 2007

Capacitação sobre trabalho infantil

"Chega de mãos frágeis em trabalho duro". Com esse slogan a Casa Pequeno Davi inicia o mês de maio com a abordagem do tema trabalho infantil. A primeira atividade foi a capacitação para os educadores(as) que durante o mês vão discutir a temática nas oficinas com as crianças e adolescentes. A atividade é parte do projeto que a instituição tem com apoio da UNESCO / Criança Esperança.
Os(as) educadores(as) da Casa Pequeno Davi participaram de uma capacitação sobre o trabalho infantil nesta segunda (30/04). O encontro foi facilitado por Alessandra Patrícia, da Delegacia Regional do Trabalho (DRT-PB). Um ponto chave discutido na capacitação foi a questão da naturalização do trabalho infantil e a necessidade da construção de uma mentalidade anti-naturalização do mesmo.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de crianças e adolescentes no trabalho precoce teve um aumento considerável, considerando todos os investimentos por parte do poder público no combate a esse problema. Consulte o site do Fórum Nacional de Combate e Erradicação do Trabalho Infantil www.fnpeti.org.br.
Assessoria de Comunicação - 3241-5263 / Fotos: Joelma Oliveira