sexta-feira, junho 30, 2006

Animação no São João da Casa Pequeno Davi

Muita animação e arrasta-pé no São das crianças, adolescentes e familiares da Casa Pequeno Davi, no dia 21 de junho. Confira as fotos!

terça-feira, junho 20, 2006

São João na Casa Pequeno Davi

Neste dia 21 de junho(quarta) a Casa Pequeno Davi realiza a Festa de São João das crianças, adolescentes e familiares. A partir das 17 horas até às 21 horas a animação corre solta com quadrilhas, sorteio de balaio, barracas.
...E no dia 30 de junho...
Acontecerá o São João dos(as) educadores(as). Você é nosso(a) convidado(a). Venha participar!
Assessoria de Comunicação da CPD

segunda-feira, junho 19, 2006

Casa Pequeno Davi participa de formação da Ciclo

A Casa Pequeno Davi participou de 05 a 09 de junho, em Minas Gerais, da última etapa do Programa de Formação em Captação de Recurso e Gestão Administrativa-Financeira promovido pela Cordaid (Agência de Cooperação Holandesa) que totalizou 144 horas. O programa que envolveu 14 organizações não-governamentais do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil teve início em maio de 2004 com acompanhamento da Ciclo Assessoria para o Desenvolvimento, organização do Rio de Janeiro que presta consultoria às organizações do terceiro setor.
A formação foi conduzida pelas instrutoras Márcia Valéria Brito e Maria Emília Melo da Ciclo e trabalhou dentre os temas: planejamento institucional e projetos, captação de recursos, comunicação em marketing, fontes de captação, gestão financeira e transparência institucional. Para Ana Raquel França, da coordenação da Casa, a instituição teve a oportunidade de discutir e aprofundar temas essenciais à área de gestão para o terceiro setor. Referindo-se ao final da programação ela destaca “por último tivemos a avaliação de captação e gestão, nesta última etapa, a Casa Pequeno Davi obteve grandes progressos considerando a opinião dos participantes”. Assessoria de Comunicação – Casa Pequeno Davi

terça-feira, junho 13, 2006

Mobilização e enfrentamento ao Trabalho Infantil

Mês de mobilização de enfrentamento ao Trabalho Infantil
O projeto Catavento realiza durante o mês de junho várias atividades de mobilização e enfrentamento ao Trabalho Infantil. As atividades começaram no dia 02 e seguem até o dia 23 de junho. Os municípios envolvidos na mobilização são: João Pessoa, Campina Grande, Patos, Guarabira, Caaporã, Catolé do Rocha, Coremas e Condado. Estão envolvidos na programação os parceiros: Projeto Catavento (Casa Pequeno Davi, Pastoral do Menor e Sentinela), Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FEPETI), Delegacia Regional do Trabalho (DRT-PB) Organização Internacional do Trabalho (OIT) Universidade Federal da Paraíba(UFPB).
Confira a agenda!
* Atividade: Reunião com instituições para discussão de estratégias de enfrentamento a exploração sexual. - Data: 02 de junho - Hora: 9 horas - Município: Patos - Responsável: Projeto Catavento (CPD, Pastoral do Menor e Sentinela).
* Atividade: Reunião com Conselho Municipal visando o fortalecimento de ações de combate ao trabalho infantil, especificamente exploração sexual e defesa de direitos da criança. Data: 02 de junho - Hora: 14 horas - Município: Patos - Responsável: Projeto Catavento (CPD, Pastoral do Menor) e FEPETI.
* Atividade: Oficina de capacitação sobre o Sistema de garantia de Direitos da Criança e do Adolescente com educadores do projeto Catavento e parceiros (Pastoral do Menor e Sentinela). - Data: 03 de junho - Hora: 8 às 18 horas - Município: Patos - Responsável: Projeto Catavento (CPD, Pastoral do Menor) ) e FEPETI.
* Atividade: Oficina de capacitação para o enfrentamento a exploração sexual de Crianças e Adolescentes com educadores do projeto Catavento e parceiros (Pastoral do Menor, Sentinela e representantes de instituições do Sistema de Garantia de Direitos). Data: 05 e 06 de junho - Hora: 8 às 18 horas - Município: Patos - Responsável: Projeto Catavento (CPD, Pastoral do Menor e Sentinela) e FEPETI.
* Atividade: Reforço as ações de fiscalização. Data: 05 e 09 de junho - Hora: 8 às 18 horas - Municípios: Caaporã, Catolé do Rocha, Coremas, Condado, João Pessoa e Campina Grande - Responsável: DRT
12 de junho - Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
- Atividade: Gincana do PETI – Praça São Gonçalo – Torre – João Pessoa - Hora: 8 às 12 horas - Responsável: SEDES – Coord. Do PETI e FEPETI; - Atividade: Sessão Especial sobre Trabalho Infantil na Paraíba – Assembléia Legislativa – João Pessoa. - Hora: 11 horas - Responsável: FEPETI e PRT/13ª Região; - Atividade: Panfletagem campanha de combate à exploração sexual/Patos - Hora: 9 horas - Responsável: Agente Jovem de Patos; - Atividade: Lançamento de Campanha de combate a Exploração sexual de crianças e adolescentes - Patos - Hora: 15 horas - Responsável: Projeto Catavento (CPD, Pastoral do Menor e Sentinela) e FEPETI; - Atividade: Mobilização de Escolas de João Pessoa (Alto do Mateus) - Hora: 16 horas - Responsável: FEPETI -Projeto Catavento linha Educação (Beira da Linha e Escolas).
*Atividade: Distribuição de material didático e paradidático sobre trabalho infantil nas escolas assistidas pelo Projeto catavento (Beira da Linha) - Data: 19 a 23 de junho - Hora: 16 horas - Municípios: Patos, Santa Rita, Guarabira, João Pessoa e Teixeira - Responsável: FEPETI e Projeto Catavento linha Educação (Beira da Linha);
*Atividades: - Audiência Pública; - Lançamento do relatório da Pesquisa sobre trabalho infantil na agricultura; - Assinatura de pacto com produtores do Abacaxi de Santa Rita e Poder Público Municipal, Estadual e Federal - Data: 20 de junho - Hora: 9 horas - Municípios: Santa Rita - Responsável: Projeto Catavento/PRT/13ª - DRT/FEPETI/OIT/UFPB;
* Atividades: Lançamento do relatório da Pesquisa s/ trabalho infantil no setor informal urbano no município. Data: 21 de junho - Hora: 9 horas - Municípios: Guarabira - Responsável: Projeto Catavento/PRT/13ª - DRT/FEPETI/OIT/UFPB.
Projeto Catavento: Fone: 3216-7639 E-mail: projetocatavento@hotmail.com

segunda-feira, junho 12, 2006

Pequeno Davi em clima de São João

A Casa Pequeno Davi está nos preparativos para o São João 2006. A festa das crianças, adolescentes e familiares será no dia 21 (quarta). No dia 28(quarta) é a vez dos educadores, educadoras e coordenação festejarem os santos juninos. Os preparativos estão a todo vapor. Teremos além de muita alegria e animação: quadrilha, barracas de brincadeiras, sorteio de balaio junino, música e arrasta-pé. Viva Santo Antônio, São João e São Pedro!
Assessoria de Comunicação - CPD

quinta-feira, junho 08, 2006

Projeto Catavento – PB representa Brasil em Portugal

No período de 11 a 13 de maio de 2006, aconteceu em Portugal a Conferência “Combate à exploração do trabalho infantil no mundo de Língua Portuguesa”. O evento reuniu representantes de todos os países de língua portuguesa e teve como objetivo a troca de experiência e construção de estratégias de combate à exploração do trabalho infantil nestes países. Segundo a coordenação do Projeto Catavento na Paraíba, a delegação do Brasil foi composta por representante do Fórum Nacional, através da coordenadora Isa Maria, e uma representante de crianças e adolescentes trabalhadoras, Kátia Cristina Correia participante do Catavento - PB.
A escolha dos representantes aconteceu através de reunião do Fórum Nacional. A Paraíba foi indicada por ser o Estado que mais se destacou nas ações de combate ao trabalho infantil. E a adolescente foi escolhida por ter uma forte história de vida no que se refere à exploração do trabalho e de busca pela superação desta condição.
Experiência da adolescente que representou o Catavento – PB em Portugal
Para Kátia Cristina a experiência fui muito boa. “Foi legar conhecer a experiência de outros países de adolescentes que trabalham... o que eles passaram, a história de vida”. A adolescente falou do slogan criado pelos adolescentes na conferência: “Liberdade é estudar, não nos deixe trabalhar”.
Algo que a adolescente destaca como resultado de sua participação na Conferência foi o compromisso assumido por eles (adolescentes) na prevenção e combate à exploração ao trabalho infanto-juvenil. “O que eu puder fazer para mudar a situação do trabalho infantil, divulgando campanhas, participando de ações que mobilizem para combater a exploração do trabalho infantil, eu vou fazer”.
Letra da Música (construída pelos participantes da Conferência)
Somos todos crianças
Continuando a sofrer
Olhem para o nosso futuro
E ajude-nos a vencer
Refrão: Trabalho Não! (3x)
Queremos crescer em liberdade
Livre da opressão e da exploração
Com muita dignidade
E amor no coração
Refrão: Trabalho Não! (3x)
Já que somos crianças
Não queremos trabalhar
A exploração tem que acabar
Nós queremos estudar
Refrão: Trabalho Não! (3x)
Assessoria de Comunicação da Casa Pequeno Davi
Foto: Joelma Oliveira

segunda-feira, junho 05, 2006

Bazar Cultural na Casa Menina Mulher

A Casa Pequeno Davi realizou, na última sexta-feira (02), mais um Bazar Cultural para captar recursos para a sustentabilidade da entidade. Desta vez, o evento aconteceu no setor Casa Menina Mulher, localizado no Varadouro (Rua da República, 359).
Apesar da chuva que caiu no fim da tarde, a sétima versão do Bazar Cultural da Casa Pequeno Davi atraiu muita
gente da comunidade do Varadouro e contou com as apresentações do grupo Pequenos do Ritmo, composto por crianças e adolescentes da Oficina de Percussão da entidade; do grupo de Danças Populares da Oficina de Dança, do grupo de dança de rua Adolescentes em Ação,do setor Casa Menina Mulher e também de um grupo de dança de rua do Ernani Sátiro. No evento foram vendidos produtos confeccionados nas diferentes oficinas da entidade e também produtos usados, doados por apoiadores da Casa Pequeno Davi, vendidos a preços especiais.
Casa Menina Mulher: O Setor Casa Menina Mulher foi inaugurado em 1998 com o objetivo de desenvolver atividades voltadas para um público de crianças e adolescentes do sexo feminino que se encontravam em situação de risco no Terminal Rodoviário de João Pessoa e nas áreas circunvizinhas. Atualmente a Casa Menina Mulher desenvolve atividades com meninos e meninas que participam de oficinas de Artes, Dança de Rua, Formação (para educando/as), Informática, Recreação, Ludo pedagógico (no espaço da CMM) e Esporte (Futebol), Dança Popular, Informática, Percussão, Ludo pedagógico (no espaço da CPD). Além das oficinas, a Casa Menina Mulher desenvolve atividades de formação humana na linha dos direitos/cidadania, violência, trabalho infantil, protagonismo com as famílias, algumas iniciativas de geração de re
nda também com familiares, a exemplo da Oficina de Arte em Tecido, no espaço da Casa Pequeno Davi. Em março de 2006, com ampliação do convenio CPD e SEDES/PMJP-PETI o número de crianças e adolescentes que participam das atividades na Casa Menina Mulher pulou de 72 para 177.
Algumas Fotos do Bazar Cultural

A Tarde Cultural esteve a cargo dos grupos de Dança

Assessoria de Comunicação da Casa Pequeno Davi Fones: 3241-5263/9992-4137 (
casa@pequenodavi.org.br e www.pequenodavi.org.br)
Fotografia: Marco Francisco

domingo, junho 04, 2006

Show "alemão" em favor da Casa Pequeno Davi

Um grupo de jovens alemães realiza um show musical, uma vez por ano, com o objetivo de arrecadar fundos para ajudar nas atividades realizadas pela Casa Pequeno Davi. No último final de semana esse grupo realizou o show que foi um sucesso. A Casa Pequeno Davi fica sempre muito agradecida por essa iniciativa e outras da mesma natureza.
Claudia Costa - coordenadora executiva da Casa Pequeno Davi

sexta-feira, junho 02, 2006

CONVITE - Bazar de São João da CMM

A Casa Menina Mulher e a Casa Pequeno Davi têm a satisfação deconvidar você para o Bazar de São da CMM. Será uma oportunidade paravocê adquirir os novos produtos (peças únicas) confeccionados nasOficinas de Arte da entidade, além de produtos com preços especiais emnossa seção de usados.
LOCAL: Casa Menina Mulher / DATA: 02 de Junho de 2006 / HORÁRIO: 16 horas
APRESENTAÇÕES:
  • PEQUENOS DO RITMO
  • DANÇA DE RUA
  • DANÇAS POPULARES
  • CAPOEIRA
Casa Menina Mulher – Rua da República,359 - Varadouro. Fone:(83)3222-2900

quinta-feira, junho 01, 2006

Oficina de Música da Casa Pequeno Davi premiado com o trofeu "Prêmio Especial do Júri" no 16º Festival MPB Sesc - Todas as Tribos .

A Oficina de Música da Casa Pequeno Davi participou do "16º Festival MPB Sesc - Todas as Tribos". A música selecionada entre 350 inscritas, intitulada "Meio Ambiente" foi composta por Huanderson e Zé Carlos, alunos da Oficina. Eriverton, um dos adolescentes da Casa Pequeno Davi, disse que "A experiência foi boa. Para além de ter sido a primeira apresentação concorrendo a prêmio, também serviu como experiência para outras oportunidades que virão". Segundo José Reinaldo (Coloral), educador responsável, o objetivo da inscrição de músicas compostas na Oficina de Música da entidade, foi "incentivar os alunos, mostrar que eles são capazes de crescerem nos estudos musicais e na vida". Mesmo não tendo passado à fase seguinte, os adolescentes da CPD foram premiados com o trofeu "Prêmio Especial do Júri".
A "Torcida" da Oficina de Musica da Casa Pequeno Davi