quarta-feira, maio 31, 2006
Vídeo sobre Casa Pequeno Davi encerra Cinevolante em Maio
terça-feira, maio 30, 2006
Entrevista com...Josiana Silva e Adriana Correia
quarta-feira, maio 24, 2006
Oficina de Música da Casa Pequeno Davi concorre no 16º Festival de Música do SESC.
Alunos da Oficina de música da CPD com alguns educadores e coordenação da Instituição
Bazar na Casa Menina Mulher, dia 2 de Junho
A Casa Pequeno Davi está a organizar mais um Bazar, desta vez a realizar na CASA MENINA MULHER (a rua será fechada), no dia 02 de Junho, a partir das 16 horas.A Instituição está,portanto, mais uma vez recebendo doações de roupas, calçados, bolsas, móveis, brinquedos, entre outros objetos para serem vendidos na seção de usados. A CPD e a CMM agradeçe a contribuição de todos!
Contactos para doações: Assessoria de Imprensa da CPD. Fone: (83) 3241-5263 e casa@pequenodavi.org.br
terça-feira, maio 23, 2006
Holandeses visitam a Casa Pequeno Davi
domingo, maio 21, 2006
Combate contra o Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
No dia de Combate contra o Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e adolescentes – 18 de Maio, reuniram-se num encontro na Praça João Pessoa, representantes de fóruns, de conselhos, de ONG’s, crianças e adolescentes, e toda a sociedade civil que enfrenta esta causa, como protagonistas da mobilização social e da luta contra o abuso destas crianças e jovens.
Este acontecimento foi incluído na agenda nacional como uma questão relacionada à luta pelos direitos humanos e pela defesa e garantia de direitos de crianças e adolescentes. Por isso, a Casa Pequeno Davi e Casa Menina Mulher, não deixaram de estar presentes neste dia de luta e, uma vez mais, as crianças e adolescentes representaram a casa através das apresentações das oficinas de percussão, dança de rua e dança popular.
Texto: Ana Fonseca
Fotografia: Helena Maroco
quarta-feira, maio 17, 2006
18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual
Casa Pequeno Davi nas apresentações culturais
As oficinas de percussão e danças populares se apresentarão na Praça João Pessoa na programação cultural junto com outras entidades que também se apresentam para o público na tarde do 18 de maio.
Informações: 8816-6275 (Adriana – Assistente Social da Casa Pequeno Davi ou 3241-6828 (Centro da Mulher 8 de Março)
Por que 18 de maio?
O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo do dia é mobilizar o governo e a sociedade para combater essa forma cruel de violação de direitos de meninas, meninos e jovens brasileiros. A violência sexual praticada em crianças e adolescentes pode manifestar-se de diversas formas, sendo as de maior ocorrência, o abuso sexual dentro da própria família e a exploração sexual para fins comerciais, como a prostituição, a pornografia e o tráfico. Todas as suas expressões constituem crime e são, sem dúvida, cruéis violações dos direitos humanos. As crianças e os adolescentes vulneráveis a esse tipo de violência sofrem danos irreparáveis para o seu desenvolvimento físico, psíquico, social e moral. Esses danos podem trazer conseqüências muito penosas para sua vida, como, por exemplo, o uso de drogas, a gravidez precoce indesejada, distúrbios de comportamento, condutas anti-sociais e infecções por doenças sexualmente transmissíveis. Foi com esse propósito que o dia 18 de maio foi constituído pela Lei Federal no. 9.970 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida em razão do crime que comoveu toda a nação brasileira em 1973, o Caso Araceli, em que uma menina de oito anos foi cruelmente assassinada após ter sido estuprada em Vitória, no Espírito Santo.
Fonte: http://www.unicef.org/brazil/18demaio.htmterça-feira, maio 16, 2006
Alunas Estagiárias da CPD apresentam seminário na UFPB
segunda-feira, maio 15, 2006
"Bazar das Mães", na Casa Pequeno Davi, foi um sucesso
Apresentação do Grupo de Dança "Adolescentes em Ação"
Primeira apresentação em público do Grupo de Danças Populares, da Oficina de Dança da CPD
"Bazar das Mães" teve programação especial na Rádio Difusora Comunitária
A programação da Rádio Difusora Comunitária Pequeno Davi teve uma programação especial pela comemoração do dia das mães. Durante a realização do Bazar das Mães que aconteceu no dia 12 de maio (sexta) a rádio produziu um programa recheado de músicas, mensagens e curiosidades sobre o 2º Domingo de Maio: dia que, no Brasil, se celebra o “Dias das Mães”. No decorrer da programação as funcionárias, educadoras da Casa Pequeno Davi foram homenageadas com recadinhos de seus filhos e filhas.
Como diz Coelho Neto, num de seus poemas, “Ser mãe é andar chorando num sorriso! Ser mãe é ter um mundo e não ter nada! Ser mãe é padecer num paraíso!”
Curiosidade: Você sabia?
No Brasil, o Dia das Mães foi introduzido pela Associação Cristã de Moços (ACM), em Maio de 1918. A data passou a ser celebrada no segundo domingo de maio, conforme decreto assinado, em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas.
Texto: Joelma Oliveira
quarta-feira, maio 03, 2006
"A gente perde... a gente ganha" - Vídeo-documentário mostra as atividades da Casa Pequeno Davi
O vídeo tem cerca de 15 minutos de duração e foi dirigido por Marco Francisco, estudante do último período do curso de Licenciatura de Ciências da Informação do Instituto Superior Miguel Torga, de Coimbra, em Portugal, que veio a João Pessoa, através de intercâmbio para realizar o seu projeto de final de curso. Além de Marco participaram do vídeo Pablo Maia, na produção e Marcelo Coutinho, na direção de fotografia.
Após a exibição do vídeo houve um debate com a presença da directora da CPD, Livia, Francisco de Assis, técnico desporto da CPD, Eva Emília, assistente social da CPD, Professor Claudio Maia, Professor de Comunicação Social da UFPB e Prof. Félix Rodrigues, responsavel pelo Gabinete de Relações Internacionais da UFPB. Este presente também a equipa que produziu o Video-documentário, Marco Francisco, Pablo Maia e Macelo Coutinho.
Nota de Prof. Lucio Vilar, do DECOM-UFPB, no Correio da Paraíba de 03 de Maio
segunda-feira, maio 01, 2006
Encerramento da semana de Mobilização de Enfrentamento ao Trabalho Infantil na Cidade de João Pessoa
Grupo "Atitude para a Vida", de Santa Rita
Josiana, coordenadora da Casa Menina Mulher, Marta, estagiária de Serviço Social da CPD, Joelma, técnica de Comunicação Social da CPD e Eva, Assistente Social da CPD, fizeram-se presentes no encerramento da Semana de Mobilização de Enfrentamento ao Trabalho Infantil na Cidade de João Pessoa